Genéricos de prevenção ao HIV serão distribuídos em países de baixa renda

Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram infectadas no ano passado, 1 milhão acima dos objetivos estabelecidos no combate ao vírus
“O acesso a uma opção eficaz no longo prazo de prevenção ao HIV pode contribuir significativamente para a meta de acabar com essa pandemia até 2030”, disse um porta-voz da Unitaid (Tribune News Service/Getty Images)
“O acesso a uma opção eficaz no longo prazo de prevenção ao HIV pode contribuir significativamente para a meta de acabar com essa pandemia até 2030”, disse um porta-voz da Unitaid (Tribune News Service/Getty Images)
A
AFP

Publicado em 28/07/2022 às 16:52.

Última atualização em 28/07/2022 às 17:09.

Um acordo permitirá a distribuição de medicamentos genéricos para a prevenção do contágio pelo HIV em países de baixa renda, anunciaram nesta quinta-feira, 28, as organizações Unitaid e Medicines Patent Pool.

Por meio desse convênio, a ViiV Healthcare, uma subsidiária do gigante farmacêutico britânico GSK, possibilitará a uma série de fabricantes produzir versões genéricas de seu injetável Cabotegravir LA, uma profilaxia pré-exposição (PrEP) para o HIV.

Leia também: Cura do HIV: homem é o quarto paciente curado no mundo

Hoje, o preço anual desse tratamento — US$ 22 mil nos Estados Unidos, por exemplo — é um obstáculo para sua utilização em muitos países de baixa e média renda.

“O acesso a uma opção eficaz no longo prazo de prevenção ao HIV pode contribuir significativamente para a meta de acabar com essa pandemia até 2030”, disse um porta-voz da Unitaid, Herve Verhoosel.

Na quarta-feira, foi divulgado um relatório da Conferência Internacional de Aids que indica que a luta global contra o HIV estagnou devido ao uso de fundos para lidar com a covid-19 e outras crises.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram infectadas no ano passado, 1 milhão acima dos objetivos estabelecidos no combate ao vírus.

A Unitaid é uma iniciativa de saúde global que busca democratizar o acesso a medicamentos. Fundada pela Unitaid, a Medicines Patent Pool trabalha para obter autorizações para a produção de medicamentos genéricos nos países mais pobres.

Veja também:

Brasil registra quase mil casos de varíola dos macacos; saiba como se prevenir

Vírus da herpes simples pode ter 5.000 anos