alan turing (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 4 de fevereiro de 2015 às 09h07.
Documentos secretos escritos pela equipe de Alan Turing que desvendou o código nazista Enigma foram encontrados durante a restauração do espaço que serviu de base para a equipe liderada por Alan Turing que desvendou as mensagens alemãs.
Os papeis foram encontrados em 2013 e congelados para prevenir a deterioração, antes de serem restaurados e limpados.
Os documentos foram apresentados ao público nesta semana, em uma exposição chamada "A Restauração do Bletchey Park Histórico", que mostram o processo de restauração e a importância dos papeis.
O material inclui os únicos exemplares da Banbury, uma técnica inventada pelo matemático Alan Turing para acelerar o processo de descriptografia das mensagens nazistas.
Os papeis descobertos são únicos, considerando que todas as evidências documentais do processo de quebra dos códigos deveriam ter sido destruídas após a guerra.
"O fato de que esses documentos foram usados para tampar goteiras nos lembram as condições rudimentares nas quais essas pessoas extraordinárias trabalhavam", afirma Iain Stander, diretor-executivo do órgão que administra o museu de Bletchey Park.