Ciência

'Cometas escuros' podem ter trazido água à Terra, diz estudo

Pesquisas anteriores sugeriram que até 60% dos objetos próximos à Terra podem ser cometas escuros

Cometas escuros mais próximos à Terra podem conter gelo (Observatório Europeu do Sul/M. Kornmesser/Divulgação)

Cometas escuros mais próximos à Terra podem conter gelo (Observatório Europeu do Sul/M. Kornmesser/Divulgação)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 08h05.

Astrônomos avistaram sete novos exemplos de um fenômeno cósmico conhecido como "cometas escuros" que podem ajudar os cientistas a determinar se os corpos celestes ajudaram a entregar elementos vitais, como água, para a Terra no início da história de nosso planeta.

A nova pesquisa foi publicada em 9 de dezembro no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Uma das razões mais importantes pelas quais estudamos corpos pequenos, como asteroides e cometas, é porque eles nos dizem como o material é transportado ao redor do sistema solar", disse o autor principal do estudo Darryl Seligman, pós-doutorado em física e astronomia na Michigan State University, em comunicado divulgado pela CNN.

"Parecia qualquer outro asteroide — apenas um ponto de luz. Então, por um curto período, tivemos esse objeto celeste estranho que não conseguimos entender completamente", disse o coautor do estudo Davide Farnocchia, engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. "Este é um quebra-cabeça que desafia a maneira como sempre classificamos objetos como asteroides ou cometas."

Esses misteriosos objetos celestes se assemelham a asteroides, mas passam pelo espaço como cometas, embora sem a "cauda".

Origem da água na Terra?

Os cometas escuros internos podem ser encontrados dentro do chamado sistema solar interno, que inclui os planetas Terra, Vênus, Marte e Mercúrio, e se movem em órbitas quase circulares ao redor do sol. Os objetos celestes são pequenos, atingindo apenas dezenas de metros de diâmetro, e podem ter se originado do cinturão principal de asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Cometas escuros mais próximos à Terra podem conter gelo. Logo, eles podem ter sido responsáveis por trazer água para a Terra.

Enquanto isso, cometas escuros externos, que podem ter vindo de regiões externas do nosso sistema solar perto de Júpiter e além, têm órbitas distintamente ovais e podem abranger centenas de metros ou mais.

Agora que os astrônomos encontraram mais cometas escuros, eles querem determinar se os objetos contêm gelo, o que está por trás de sua aceleração e de onde eles vieram.

Pesquisas anteriores sugeriram que até 60% dos objetos próximos à Terra podem ser cometas escuros, segundo a CNN.

Acompanhe tudo sobre:AsteroidesEspaço

Mais de Ciência

Banana Azul? Fruta existe, tem gosto de sorvete 'famoso' e pode ser achada em locais inimagináveis

Crocodilo com 10 mil filhos se torna o mais velho do mundo

Rússia anuncia vacina contra o câncer com distribuição prevista para 2025

Substância encontrada em lua de Júpiter pode redefinir busca por vida fora da Terra