Cobra pré-histórica tinha o tamanho de um ônibus escolar
A "Titanoboa cerrejonensis" chegava a 14,6 metros e pesava até 1,1 tonelada
Victor Caputo
Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 10h13.
Última atualização em 15 de janeiro de 2018 às 16h40.
Imagine a seguinte situação: você entrou sem querer em uma máquina do tempo e acabou indo parar na era dos dinossauros. Depois de vagar alguns minutos por uma floresta, encontra dois caminhos possíveis: um deles irá levá-lo em direção a alguns dinossauros – carnívoros, herbívoros e onívoros. A outra rota tem destino certo: uma cobra pré-histórica.
Se você escolheu a segunda opção, temos péssimas notícias: a Titanoboa cerrejonensis não era uma cobra qualquer e seu fim seria bem doloroso.
Esse animal pré-histórico podia chegar a um comprimento de 14,6 metros e pesar até 1,1 tonelada. Para termos de comparação, o tamanho da "pequena" é aproximadamente o de um ônibus escolar.
A gigantesca titanoboa não usava veneno nem suas presas para se alimentar: ela tinha noção de seu tamanho e aproveitava para esmagar outros animais com seu próprio corpo – crocodilos inteiros eram devorados pela predadora, que viveu no período Paleoceno, o primeiro da era Cenozoica, entre 55 e 65 milhões de anos atrás.
Se você ainda está curioso com as dimensões da criaturinha, cujos fósseis foram descobertos em uma mina de carvão colombiana, é possível ver um modelo em tamanho real na Universidade Brigham Young, na cidade de Provo, nos Estados Unidos.
Este texto foi publicado originalmente no site daSuperinteressante.