Ciência

Cientistas estão alterando genes de plantas para torná-las enormes

Pesquisa atraiu a atenção da Fundação de Bill Gates

. (John Harding/Getty Images)

. (John Harding/Getty Images)

São Paulo - Na agricultura, cientistas têm usado a engenharia genética para criar plantas mais robustas e nutritivas há décadas. Porém, a ideia agora é usar a tecnologia para criar vegetais gigantes e aumentar o rendimento dos alimentos.

Cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, acabam de publicar um artigo em que explicam como acrescentaram novas instruções de DNA a amostras de tabaco para persuadi-las a crescer como resposta às mudanças de iluminação. Os experimentos levaram a aumentos de até 40%, como conta o site Futurism.

O trabalho dos pesquisadores atraiu a atenção da Fundação Bill & Melinda Gates, que contribuiu com cerca de 80 milhões de dólares (cerca de 300 milhões de reais) para a pesquisa. Uma das tarefas da Fundação do criador da Microsoft é melhorar a segurança alimentar global.

O próximo passo é fazer alterações semelhantes no código genético de outras plantas, incluindo soja e feijão de corda - embora os pesquisadores alertem que pode levar décadas até que as agências reguladoras liberem as grandes plantas para consumo humano.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaDNAGenética

Mais de Ciência

Turbulência é como gelatina? A ciência explica

Droga para lesão na medula poderá ser produzida no Brasil

'Barra de ferro' misteriosa detectada no espaço pode dar pista sobre 'morte' de estrelas

Relógio biológico desregulado eleva em 2,5 vezes o risco de demência