Carreira

Brasileiro ganha Prêmio Balzan

O matemático Jacob Palis, professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, levará 1,2 milhão de reais para casa

Professor Jacob Palis foi indicado por seus estudos sobre sistemas dinâmicos

Professor Jacob Palis foi indicado por seus estudos sobre sistemas dinâmicos

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 19h27.

São Paulo - O matemático brasileiro Jacob Palis, professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, é um dos vencedores do Prêmio Balzan 2010.

Indicado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Palis dividirá o prêmio com o biólogo japonês Shinya Yamanaka, das universidades de Kyoto e da Califórnia, com o historiador italiano Carlo Ginzburg, professor da Escola Normal Superior de Pisa (Itália), e com o alemão Manfred Bauneck, da Universidade de Hamburgo (Alemanha).

Palis foi escolhido pelos seus estudos na área de sistemas dinâmicos. É a primeira vez que um brasileiro recebe o prêmio, cujo valor é de 750 mil francos suíços (cerca de 1,2 milhão de reais) para cada ganhador. A metade deverá ser investida em pesquisa científica, preferencialmente incentivando jovens talentos.

A Fundação Internacional Balzán, com sede em Milão e Zurique, busca todos os anos destacar áreas emergentes de pesquisa. A instituição foi criada pela família do jornalista italiano Eugenio Balzan. A cada ano, o prêmio é concedido a diferentes áreas.

Este ano, foram premiados o estudo do teatro, a história européia, a biologia e a matemática. Em 2011 os temas serão a história antiga, estudos do iluminismo, biologia teórica e os primórdios do Universo.

A premiação será realizada no dia 19 de novembro, em Roma. Na semana anterior, na mesma cidade, Palis receberá outra honraria importante, ao ingressar nos quadros da Accademia dei Lincei, a mais antiga academia de ciências em atividade no mundo.

Palis é graduado em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestre e doutor pela Universidade da Califórnia. É presidente da presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilMatemáticaPesquisa e desenvolvimentoSucesso

Mais de Carreira

Black Friday: EXAME libera maratona de aulas sobre inteligência artificial com 90% de desconto

Redes sociais: conheça 8 dicas para transformar o seu perfil no melhor cartão de visitas

Do esporte para o cacau: a trajetória ousada do CEO da Dengo Chocolates

Múmia de filhote de tigre dente-de-sabre é encontrada 'intacta'; veja foto