Casual

Brasil vence competição de matemática no México

Os integrantes foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)


	Participaram da competição 52 estudantes que representaram 14 instituições do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador
 (Divulgação)

Participaram da competição 52 estudantes que representaram 14 instituições do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2012 às 16h13.

São Paulo – Quatro estudantes brasileiros conquistaram medalhas de ouro na 4ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que foi realizada entre os dias 1º e 5 de outubro na cidade de Guanajuato, no México.

A equipe foi formada pelos estudantes Régis Prado Barbosa e Gabriel Mello Dalalio, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Renan Henrique Finder, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e Davi Lopes Alves de Medeiros, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e conquistou quatro das seis medalhas de ouro distribuídas na competição.

Os integrantes foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O Instituto Militar de Engenharia (IME) também enviou uma equipe de quatro estudantes, conquistando ao todo uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

A competição contou este ano com a participação de 52 estudantes que representaram 14 instituições de ensino superior provenientes do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Equador. O professor Carlos Gustavo Moreira do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) participou como líder do grupo.


A CIIM, criada em 2009, é realizada anualmente com o apoio de sociedades de Matemática, universidades e centros de pesquisa. O evento tem como objetivos incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, melhorando as capacidades científicas por meio da motivação e competitividade internacional, contribuindo assim com o desenvolvimento social, cultural e econômico dos países participantes.

A participação brasileira na competição é organizada por meio da OBM, programa que atua na melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário em escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT–Mat).

Mais informações: www.obm.org.br

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnsino superiorFaculdades e universidadesMatemáticaMéxico

Mais de Casual

Dia do Chocolate: 25 doces para provar em São Paulo

Como é provar o vinho italiano eleito o melhor do mundo

Arraial no Alto do chef Onildo Rocha tem vista panorâmica para o centro de São Paulo

Esta vinícola de SP liderou uma revolução na produção de vinho e já vê a próxima grande virada

Mais na Exame