Artemis 1: saiba como assistir ao lançamento da missão da Nasa

Missão da Nasa, que desta vez não será tripulada, tem como objetivo enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua
Artemis 1: saiba como assistir ao lançamento da missão da Nasa (EVA MARIE UZCATEGUI/AFP/Getty Images)
Artemis 1: saiba como assistir ao lançamento da missão da Nasa (EVA MARIE UZCATEGUI/AFP/Getty Images)
D
Da redação, com agênciasPublicado em 29/08/2022 às 07:02.

Nesta segunda-feira, 29, o plano da Nasa de enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua toma forma. A missão Artemis 1 tem lançamento planejado para esta manhã, entre 9h30 e 11h30 no horário de Brasília.

O voo não será tripulado e a decolagem acontecerá no Centro Espacial Kennedy, da Flórida. Saiba como assistir e outros detalhes da missão que levará humanos ao satélite lunar:

Como assistir ao lançamento do Artemis 1?

A decolagem do Artemis 1 acontece nesta segunda-feira, 29, e pode acontecer entre 9h30 e 11h30 no horário de Brasília. É possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo site da Nasa ou pelo vídeo abaixo:

O que é o programa Artemis?

O que é o Artemis 1?

Artemis 1 é um voo de teste do foguete Space Launch System (SLS), de 98 metros, e da cápsula Orion, que fica na parte superior, com o objetivo de garantir que é possível transportar astronautas de maneira segura no futuro.

Manequins equipados com sensores ocuparão os lugares dos futuros membros da tripulação, registrando os níveis de vibração, aceleração e radiação.

Orion orbitará a Lua antes de cair no Oceano Pacífico.

Artemis 2

Programado para 2024, Artemis 2 será um voo tripulado que orbitará a Lua, mas sem pousar, similar ao que fez a Apolo 8. A formação da tripulação de quatro astronautas será anunciada até o fim do ano. Um canadense deve estar no grupo.

Artemis 3

A terceira missão Artemis será a primeira a colocar astronautas na Lua desde a Apolo 17 em dezembro de 1972. A nave tripulada alunará no polo sul da Lua, onde foi detectada água em forma de gelo. As alunissagens anteriores aconteceram perto do equador.

Artemis 3 está programada para 2025, mas é possível que o voo não aconteça antes de 2026, segundo uma auditoria independente do programa.

A partir de Artemis 3, a Nasa planeja enviar missões tripuladas uma vez por ano.

Parceria com a SpaceX

A Nasa escolheu a empresa SpaceX de Elon Musk para construir o módulo de alunissagem para Artemis 3.

A nave da SpaceX, ainda em desenvolvimento, servirá como um ônibus espacial para os tripulantes da cápsula até a superfície lunar e no retorno.

Estação espacial na Lua

O programa Artemis inclui a construção de uma estação espacial chamada Gateway, que orbitará a Lua.

O lançamento dos dois primeiros elementos - o módulo de alojamento e o sistema de propulsão - está planejado para o final de 2024, no prazo mais curto, por um foguete Falcon Heavy da SpaceX.

As tripulações da Orion seriam responsáveis pela montagem da Gateway. Os astronautas passariam entre 30 e 60 dias na estação e, eventualmente, teriam acesso a um módulo de alunissagem para seguir até a Lua e retornar.

Gateway também serviria como ponto de parada para qualquer futura viagem a Marte.

Destino: Marte

O objetivo final do programa Artemis é o que a Nasa chama de "próximo grande salto: a exploração humana de Marte".

A Nasa utilizará o conhecimento adquirido com o programa Artemis sobre trajes espaciais, veículos, propulsão, reabastecimento e outras áreas para preparar uma viagem a Marte.

O objetivo é aprender a manter uma presença humana no espaço profundo por um longo período.

O plano inclui a criação de um "acampamento base" na Lua, que possibilitaria a presença dos astronautas por até dois meses.

Enquanto uma viagem para a Lua leva apenas alguns dias, uma viagem a Marte demoraria no mínimo vários meses.

(Com informações de AFP)