8 bobagens ditas por celebridades e desmentidas por cientistas
Grupo “Sense About Science” divulgou explicações científicas do momento para os mitos espalhados por celebridades como Gisele Bündchen e Gwyneth Paltrow
Da Redação
Publicado em 14 de janeiro de 2012 às 10h37.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.
São Paulo – Mesmo sem serem especialistas, muitas celebridades dão palpites variados sobre temas científicos. Para contradizer o que elas afirmam, a organização britânica Sense About Science publicou as explicações atuais da ciência para as principais bolas-fora nesse campo em 2011, dadas por pessoas de várias áreas. Alguns exemplos são a modelo brasileira Gisele Bündchen, a atriz Gwyneth Paltrow e o apresentador da Fox News Bill O'Reilly. Confira a seguir o que eles e outras celebridades disseram e qual é a versão dos cientistas sobre essas ideias.
Em fevereiro de 2011, a modelo brasileira Gisele Bündchen disse ao Daily Telegraph que não usa filtro solar porque é um veneno e ainda completou afirmando que não usa nada sintético. O Sense About Science explicou que um produto sintético não é necessariamente ruim, assim como nem todo produto natural é bom. Segundo a organização, não há o que temer em relação aos filtros solares, considerados uma boa proteção contra o câncer de pele, já que ele e outros produtos cosméticos são bastante testados e regulados antes de chegar ao mercado.
De acordo com a equipe do Sense About Science, a atriz Gwyneth Paltrow foi mais uma vítima do marketing. Em janeiro do ano passado, ela escreveu em seu blog que fazia a dieta “Clean”, do Doutor Alejandro Junger, que prometia melhorias físicas e mentais por meio de um programa de desintoxicação. No entanto, a entidade afirma que não é necessário fazer dietas ou tomar remédios específicos para tirar as toxinas do corpo, pois o organismo humano já possui um sistema “autolimpante” localizado no fígado e nos rins, que realiza todo o trabalho. Em vez de fazer regimes milagrosos, segundo os cientistas, o melhor é beber bastante água, ter uma dieta balanceada e dormir bem.
O designer de sapatos Christian Louboutin, famoso pela sola vermelha de suas criações, escorregou ao fazer uma associação causal indevida entre salto alto e orgasmo feminino. Em outubro do ano passado, ele afirmou ao Daily Mail que seus sapatos deixam os pés das mulheres em uma posição igual ao pé de uma mulher durante o clímax sexual. Segundo a lógica do designer, subir em um salto alto coloca a mulher em uma situação de possível orgasmo. A equipe desmentiu a ideia, afirmando que não há relação de causa e efeito nesse contexto, ou seja, o fato de o pé ficar de um determinado jeito na “hora H” não faz com que o orgasmo aconteça em outras ocasiões, só porque o pé está naquela posição.
Alérgica a cavalos, a princesa da Inglaterra Kate Middleton cometeu um deslize ao contar que estava superando seu problema, pois estava convivendo mais com os animais. A informação não estaria errada se ela não tivesse generalizado, afirmando que quanto mais exposto ao objeto ao qual é alérgica, mais resistente a pessoa fica. Segundo o Sense About Science, a tolerância pode, sim, ser desenvolvida, mas depende da gravidade da alergia que a pessoa apresenta. Se uma pessoa muito alérgica é exposta ao objeto que causa das reações, a doença pode piorar.
Em uma entrevista ao Guardian, em julho de 2011, a atriz e cantora Juliette Lewis disse que nenhuma bebida esportiva feita pelo homem hidrata mais do que a água de coco. Ledo engano. A organização lembrou que a água de coco tem um equilíbrio diferente de sais em relação às bebidas esportivas, além de ter metade dos carboidratos dessas bebidas. Segundo os cientistas, a água de coco pode, sim, ser menos hidratante.
Após tomar limpadores de cólon em pó diariamente por 20 anos, a cantora Suzi Quatro afirmou ao Daily Mail que passou a ter esse hábito para curar suas dores de garganta, já que tinha ouvido falar que todas as doenças começam no cólon. Mas a entidade lembrou o óbvio, que nem todas as doenças têm origem nessa parte do corpo e que limpadores de cólon não são benéficos para a garganta, nem para o cólon. A melhora da cantora pode ter acontecido devido ao efeito placebo ou a outros hábitos saudáveis que ela adquiriu.
O apresentador e comentarista político da Fox News Bill O’Reilly afirmou, no ano passado, que não existe explicação para o fenômeno das marés. Segundo o Sense About Science, as marés mudam devido à força da gravidade da Lua sobre a Terra. Como a superfície sólida da Terra se estica devido a essa atração da Lua, a água dos oceanos se move e produz o efeito das marés.
O homem de televisão Simon Cowell, o jurado mais popular do mundo, afirmou que se sente mais calmo, jovem e saudável por injetar regularmente um coquetel com as vitaminas C, B12 e magnésio. Apesar de ele dizer que se sente muito bem com essa rotina, o grupo alega que nada disso é necessário, a não ser que a pessoa esteja desnutrida ou possua sérios problemas de absorção de nutrientes, pois o corpo já se encarrega de pegar aquilo de que precisa nos alimentos.
Mais lidas
Mais de Casual
Giro Ristobar deixa Eataly e reabre em quadrilátero gastronômico do Itaim BibiGAC e Huawei lançam nova marca de carros elétricos de luxoNo Copacabana Palace, funcionários também vivem experiências de luxo: 'São nossos clientes internos'Cientistas descobrem técnica para ajudar pessoas a apagar memórias ruins