6% de gestações com Zika tiveram problemas nos EUA, diz estudo

Das 442 mulheres num registro norte-americano de Zika que completaram a gravidez, 26 bebês delas tiveram um ou mais problemas de nascimento

Chicago - Aproximadamente seis por cento das mulheres nos Estados Unidos que foram infectadas com o vírus Zika durante a gravidez tiveram fetos ou bebês com problemas de nascimento, disseram pesquisadores norte-americanos nesta quarta-feira.

Das 442 mulheres num registro norte-americano de Zika que completaram a gravidez, 26 bebês delas tiveram um ou mais problemas de nascimento possivelmente ligado à infecção durante a gestação, de acordo com o estudo publicado no periódico Journal of the American Medical Association.

Um total de 18 fetos ou bebês tiveram microcefalia, a má-formação craniana. Antes considerada uma infecção leve transmitida por mosquito, Zika tem sido associado com milhares de casos de problemas de nascimento no Brasil e em outros locais.

Os problemas de nascimento ocorreram entre fetos e bebês de gestantes dos EUA que foram expostas ao Zika em lugares onde o vírus estava se alastrando, relataram pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano.

Thomas Frieden, diretor do centro, afirmou que o estudo é importante porque mostra que o índice de microcefalia e outros problemas de formação fetal em bebês nascidos de mulheres nos EUA é similar ao índice estimado de infecções no Brasil.

"Zika representa um risco real durante a gravidez, mas especialmente no primeiro trimestre. É importante que mulheres grávidas não viajem para áreas onde o Zika esteja se alastrando", declarou Frieden em comunicado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.