-
1. O material do futuro
zoom_out_map
1/36 (Wikimedia/Domínio Público)
Com 1001 utilidades, o grafeno promete ser um dos principais materiais por trás das tecnologias do futuro. Tendência no mundo da ciência, a forma super-resistente do carbono tem aplicações que vão de raquetes de tênis a preservativos. A seguir, veja algumas delas.
-
2. Aperfeiçoar raquetes
zoom_out_map
2/36 (Getty Images)
Em seu site, a fabricante de raquetes de tênis HEAD anuncia um modelo que conta com grafeno em sua composição. Segundo a empresa, o material permite a melhor distribuição do peso e dá mais velocidade ao saque de jogadores como o sérvio Novak Djokovic.
-
3. Desintoxicar água
zoom_out_map
3/36 (Wikimedia Commons)
Um estudo de cientistas da Rice University identificou que o óxido de grafeno tem entre suas propriedades a capacidade de remover material radioativo de água contaminada.
-
4. Dessalinizar água
zoom_out_map
4/36 (---D.Z---/Creative Commons)
Um experimento liderado por pesquisadores do MIT (Massachussets Institute of Technology) mostrou que o grafeno tem a propriedade de filtrar as partículas de cloreto de sódio presentes na água salgada.
-
5. Filtrar água
zoom_out_map
5/36 (Oscar Siagian/Getty Images)
Outro trabalho, agora da universidade inglesa de Manchester, mostrou que o grafeno é impermeável a tudo, exceto uma coisa: água - o que pode ajudá-lo a filtrá-la.
-
6. Embalar alimentos
zoom_out_map
6/36 (Divulgação)
Um papel anti-bactérias para embalar alimentos foi criado na Universidade de Xangai. Feito à base de grafeno, ele só é permeável à água e inibe o crescimento de micro-organismos.
-
7. Fabricar camisinhas
zoom_out_map
7/36 (Robyn Beck/AFP)
Dois projetos de preservativo feitos a partir de grafeno estão sendo financiados pela Fundação Bill e Melinda Gates. A escolha do material se deve à sua impermeabilidade.
-
8. Tatuar dentes
zoom_out_map
8/36 (Peter Macdiarmid / Getty Images)
Que tal tatuar em um dente um sensor de grafeno capaz de monitorar sua saúde bucal? Na Princeton University, está sendo desenvolvido um estudo para pôr a ideia em prática.
-
9. Transmitir FM
zoom_out_map
9/36 (Getty Images)
Na universidade americana de Columbia, engenheiros usaram o grafeno para desenvolver o menor transmissor de frequência modulada (FM) de que se tem notícia.
-
10. Tirar fotos
zoom_out_map
10/36 (Adam Berry/Getty Images)
Cientistas da Nanyang Technological University, em Singapura, usaram a sensibilidade à luz do grafeno para criar um sensor para câmeras 10 vezes melhor que os atuais.
-
11. Reparar aviões
zoom_out_map
11/36 (Wikimedia/Laurent ERRERA)
No futuro, compósitos plásticos feitos a partir de grafeno podem ser úteis para reparar danos em carros e aviões - em função da resistência e leveza deste material. Quem afirma é a universidade de Manchester.
-
12. Ouvir (bem) música
zoom_out_map
12/36 (Karl-Erik Bennion/)
Em função da baixa densidade e da enorme resistência, o grafeno pode ser usado na confecção de fones de ouvido capazes de reproduzir o som com altíssima qualidade. Foi o que apontou um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia.
-
13. Reforçar smartphones
zoom_out_map
13/36 (Dado Ruvic/Reuters)
A Nokia ganhou em janeiro um prêmio de 1,3 bilhão de dólares para desenvolver pesquisas com grafeno. Espera-se que a empresa use o material no acabamento de smartphones.
-
14. Recarregar baterias
zoom_out_map
14/36 (Marcelo Kura)
Ricarhd Kaner, pesquisador da Universidade da Califórnia, desenvolveu a partir do grafeno baterias para smartphones e notebooks que são inteiramente recarregadas em cinco e 10 segundos, respectivamente.
-
15. Flexibilizar telas
zoom_out_map
15/36 (Victor Caputo/EXAME.com)
Por conduzir eletricidade tão bem quanto o cobre, o grafeno poderá ser usado no futuro em telas de smartphones e outros gadgets - afirma a Sociedade Americana de Química. Além de mais resistente do que os materiais usados hoje, o grafeno é também mais flexível.
-
16. Aumentar duração de carga
zoom_out_map
16/36 (Divulgação)
Baterias de lítio com eletrodos de grafeno armazenam 10 vezes mais carga do que o normal. A constatação é de pesquisadores americanos da Northwestern University.
-
17. Turbinar a internet
zoom_out_map
17/36 (Patrick T. Fallon/Bloomberg)
Interruptores ópticos feitos a partir de grafeno aumentaram em 100 vezes a velocidade da transmissão de dados em experimentos nas universidades inglesas de Bath e Exeter.
-
18. Captar energia
zoom_out_map
18/36 (Getty Images)
Na Universidade da Flórida, pesquisadores usaram o grafeno para confeccionar um painel que capta energia solar. Experiências do tipo também alcançaram sucesso em Oxford.
-
19. Detectar vazamentos de gás
zoom_out_map
19/36 (Mario Proenca/Bloomberg)
A capacidade de armazenar amônia e outros gases torna o grafeno útil na detecção de vazamentos. A utilidade foi descoberta por pesquisadores de China e EUA em parceria.
-
20. Remover explosivos
zoom_out_map
20/36 (©AFP / Jack Guez)
Como explosivos geralmente exalam gases e substâncias químicas, cientistas americanos da Rensselaer Polytechnic Institute têm usado grafeno para detectar ameaças do tipo.
-
21. Evitar corrosão
zoom_out_map
21/36 (Rafal Konkolewski/Wikimedia)
Tão efetivo quanto os revestimentos usados normalmente para evitar ferrugem, o grafeno é cinco vezes mais fino. Quem fornece o dado é a Vanderbilt University, dos EUA.
-
22. Produzir corrente elétrica
zoom_out_map
22/36 (Getty Images / Sean Gallup)
O grafeno é capaz de gerar corrente elétrica quando tem duas partes de um mesmo fragmento expostas diferentes níveis de luminosidade - segundo pesquisa do MIT.
-
23. Extender vida útil
zoom_out_map
23/36 (Getty Images)
Estudo da Chalmers University of Technology, na Suécia, revelou que aplicar uma camada de grafeno esfria e, por isso, estende a vida útil de componentes eletrônicos.
-
24. Criar espelhos inteligentes
zoom_out_map
24/36 (Stock.XCHNG/Divulgação)
Circuitos invisíveis podem ser feitos de grafeno, que é transparente e bom condutor. Na Universidade de Exeter, foi criado um material baseado nisso para espelhos inteligentes.
-
25. Transferir dados
zoom_out_map
25/36 (ESO/José Francisco Salgado)
Pesquisadores da universidade americana Georgia Tech estão desenvolvendo uma antena de grafeno capaz de transferir um terabyte de dados em apenas um segundo.
-
26. Armazenar dados
zoom_out_map
26/36 (Ilker / SXC)
As propriedades do grafeno permitiram a cientistas da Swinburne University of Technology desenvolver um disco capaz de armazenar três vezes mais dados que um Blu-ray.
-
27. Fazer papel
zoom_out_map
27/36 (MorgueFile)
Uma parceria entre China e Dinamarca deu origem a um suporte microscópico capaz de armazenar dados. Nele, o grafeno funciona como "papel" e os eletróns, como "tinta".
-
28. Acelerar chips
zoom_out_map
28/36 (Getty Images)
A IBM está usando grafeno e silício combinados para desenvolver um novo tipo de chip mais potente, que deve chegar ao mercado em breve.
-
29. Melhorar a visão
zoom_out_map
29/36 (Flickr.com/kylemay)
Engenheiros da Universidade do Michigan usaram o grafeno para desenvolver lentes ultra-finas capazes de capturar imagens em infravermelho - revelando assim áreas de calor em ambientes comuns.
-
30. Isolar tumores
zoom_out_map
30/36 (Getty Images)
Em testes realizados com células animais na Polônia, o grafeno apresentou bons resultados no combate ao glioma (tipo de tumor que aparece no cérebro e na espinha). Ao formar uma rede em torno da célula doente, o grafeno cortava seu suprimento de oxigênio e nutrientes - terminando por levá-la à morte.
-
31. Reduzir medicação
zoom_out_map
31/36 (Roberto Stelzer/VEJA)
Um estudo das universidades da California e do Michigan mostrou que o uso do grafeno em implantes cardíacos permite que pacientes vivam tomando menos anticoagulantes.
-
32. Desenvolver próteses neurais
zoom_out_map
32/36 (Getty Images)
Lucas Hess e uma equipe de pesquisadores da Technische Universität München desenvolveram na Alemanha implantes neurais feitos a partir de grafeno
-
33. Formar músculos
zoom_out_map
33/36 (Bryn Lennon/Getty Images)
Combinado a um filme elástico de polímero, o grafeno pode ser uma boa matéria-prima para músculos artificiais - de acordo com pesquisas da Duke University, nos EUA.
-
34. Trocar células da retina
zoom_out_map
34/36 (Shelby H. / Wikimedia Commons)
Células da retina foram substituídas por tecido feito a partir de grafeno em testes realizados por pesquisadores alemães da Technical University of Munich.
-
35. Sequenciar DNA
zoom_out_map
35/36 (sxc.hu)
Usando água, eletricidade, DNA e grafeno, pesquisadores da universidade de Harvard e do MIT desenvolveram um novo método para sequenciar o material genético.
-
36. Guardar segredos
zoom_out_map
36/36 (NASA, ESA and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA))
Localizado por um telescópio da NASA em algumas áreas do espaço, o grafeno pode ajudar a responder importantes questões relativas ao surgimento da vida na Terra.