Exame Logo

“Tim Maia” retrata ascensão e queda do famoso cantor carioca

Assinada por Mauro Lima, Cinebiografia de um dos maiores ídolos da música popular chega aos cinemas 16 anos depois de sua morte

"Tim Maia", de Mauro Lima: filme conta a história de um dos maiores e mais polêmicos ídolos da música popular (Reprodução/Facebook)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 15h40.

São Paulo - Como se diz popularmente, demorou. Dezesseis anos depois de sua morte, finalmente surge uma cinebiografia de um dos maiores e mais polêmicos ídolos da música popular, Tim Maia, assinada por Mauro Lima (Meu Nome Não é Johnny, Reis e Ratos).

Nem uma minissérie com vários capítulos daria conta de todos os aspectos da vida do talentoso artista, que nasceu pobre, numa família carioca da Tijuca, com numerosos filhos, em 1942.

Aluno num colégio católico, ainda menino se aproximou da música e da confusão.

Porque, desde garoto, Sebastião Rodrigues Maia (Robson Nunes, na juventude) não era de dar mole a ninguém quando perdia a calma. Uma característica que o acompanhou até a morte precoce, aos 55 anos, em 1998.

O talento, no entanto, era diretamente proporcional ao fogo de seu temperamento. Mas ser negro e pobre atrapalhava tudo. Ele passou muito tempo entregando marmitas para sua mãe, atividade que complementava a sobrevivência da família.

De quebra, sempre dava um giro numa lanchonete do bairro, onde tomava água de torneira e recolhia eventuais restos deixados pelos clientes.

//www.youtube.com/embed/h5ZsRsfSep8?rel=0

Mas foi ali mesmo que conheceu músicos que, como ele, se consagrariam depois, como Roberto Carlos (George Sauma) e Erasmo Carlos (Tito Naville).

Roberto, inclusive, integrou um dos primeiros grupos ao lado de Tim (ainda chamado Tião), os Sputniks, que teve uma chance num popular programa de Carlos Imperial (Luis Lobianco) --de onde Roberto decolou para a fama.

Roberto Carlos, aliás, tem tudo para se sentir incomodado pela maneira como é retratado no filme --e que obedece, segundo o diretor e corroteirista (com Antônia Pellegrino), a informações constantes da biografia de Maia assinada por Nelson Mota, Vale-tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia.

No filme, registram-se várias tentativas frustradas de contato de Tim com o agora famoso amigo que, quando finalmente encontrado, esnoba-o por um bom tempo.

Este é, em todo caso, apenas um dos muitos tropeços na acidentada trajetória do cantor, que passaria um tempo nos Estados Unidos, apenas para envolver-se no roubo de um carro e uso de drogas que lhe garantiriam um período na cadeia e uma deportação.

De volta ao Brasil, ele recomeça tudo. Agora interpretado por Babu Santana, vai parar na casa de Fábio (Cauã Reymond) – um personagem fictício, que é uma colagem de várias pessoas que passaram pela vida do cantor e funciona como narrador.

Daí em diante, vêm o sucesso, as drogas, os altos e baixos emocionais, o casamento instável com Janaina (Alinne Morais, também uma fusão de várias mulheres da vida dele), a decadência profissional (houve uma época em que ninguém sabia se ele ia aparecer nos poucos shows que conseguia) até a morte.

São muitas situações complexas e o filme tenta abarcar essas passagens de tempo com diversos cenários de reconstituições de época, em que se sucedem penteados e figurinos, em geral, bem cuidados --marca da direção de arte de Claudio Amaral Peixoto, numa produção com orçamento de 10 milhões de reais.

Se o casting do protagonista é perfeito, nem sempre o acerto se repete com outros personagens --o que é o caso de Mallu, que interpreta numa rápida cena, mas nem se aproxima do que foi a verdadeira Nara Leão (embora tenha uma voz bonita).

Não haveria mesmo forma de dar conta de todo o turbilhão que representaram Tim Maia e sua época. Mas pelo menos o filme é eficiente em não satanizar os aspectos mais controversos de sua personalidade, o que é um mérito de seus dois excelentes intérpretes.

Babu Santana até se arrisca, e se dá bem, interpretando com a própria voz algumas canções, como Ela partiu, Sossego, Azul da cor do mar e Não quero dinheiro. Nessas horas, parece até que o verdadeiro Tim baixou nele.

São Paulo - Os cinemas estarão agitados no mês de outubro, com diversas estreias de filmes para todos os gostos. Para quem gosta de terror e fantasia, "Drácula - A História Nunca Contada" e "Annabelle" são alguns dos destaques. Os dramas estão bem representados com produções como "Trash - A Esperança Vem do Lixo" e "Boyhood - Da Infância à Juventude". Já as animações "Festa no Céu" e "Os BoxTrolls" são exemplos do que as crianças (de todos os tamanhos) poderão ver neste período. Confira a seguir estes e outros títulos que entram em cartaz.
  • 2. "Garota Exemplar" - 2 de outubro

    2 /17

  • Veja também

    Com estreia marcada para o dia 2 de outubro, o filme "Garota Exemplar" mostra o drama de Nick (Ben Affleck), cuja esposa desaparece no dia da festa de seu aniversário de casamento. Descontrolado, ele conta várias mentiras que o fazem se tornar o principal suspeito do fato. Enquanto isso, ele tenta encontrar meios de achar sua esposa e provar sua inocência. "Garota Exemplar" ("Gone Girl") Direção: David Fincher Duração: 149 minutos Gênero: Suspense Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry
  • 3. "Os BoxTrolls" - 2 de outubro

    3 /17

  • O filme "Os BoxTrolls" estreia logo no início do mês das crianças, no dia 2 de outubro. A animação mostra a história de um grupode criaturas estranhas que vivem no subsolo e assustam as pessoas com sua aparência e seus hábitos bizarros. Mas esses monstros chamados BoxTrolls estão ameaçados por um vilão que quer acabar com sua espécia. Nesta luta, eles contarão com a ajuda de uma humana, que conhecem por acaso. "Os BoxTrolls" ("The BoxTrolls") Direção: Graham Annable, Anthony Stacchi Duração: 97 minutos Gênero: Animação Elenco: Isaac Hempstead-Wright, Ben Kingsley, Simon Pegg
  • 4. “O Último Concerto” – 2 de outubro

    4 /17

    O filme “O Último Concerto”, antes marcado para estrear em setembro, chega aos cinemas brasileiros no dia 2 de outubro. O longa conta a história de um quarteto musical que, após 25 anos de parceria, se prepara para sua última apresentação, já que um de seus integrantes está com o mal de Parkinson. Nesse ensaio, eles relembrarão momentos e amores desse período de parceria. “O Último Concerto” (“A Late Quartet”) Direção: Yaron Zilberman Duração: 105 miuntos Gênero: Drama Elenco: Catherine Keener, Christopher Walken, Philip Seymour Hoffman, Mark Ivanir
  • 5. "Trash - A Esperança Vem do Lixo" - 9 de outubro

    5 /17

    Com Selton Mello e Wagner Moura, o filme "Trash - A Esperança Vem do Lixo" estreia no dia 9 de outubro. O longa-metragem traz a história de três adolescentes que vivem em um lixão no Rio de Janeiro. Um dia, eles encontram uma carteira com instruções para entrar um tesouro escondido. No entanto, eles não sabem que, ao tentar buscar o valor, estarão colocando suas próprias vidas em risco. "Trash - A Esperança Vem do Lixo" ("Trash") Direção: Stephen Daldry Duração: 114 minutos Gênero: Drama Elenco: Wagner Moura, Selton Mello, Rooney Mara, Martin Sheen
  • 6. "O Homem Mais Procurado" - 9 de outubro

    6 /17

    O filme "O Homem Mais Procurado" estreia nos cinemas no dia 9 de outubro, trazendo a história adaptada do livro homônimo de John le Carré. Repleto de suspense, o longa apresenta Issa Karpov (GrigoriyDobrygin), um muçulmano decendente de russos e chechenos que, ao desembarcar clandestinamente em Hamburgo, na Alemanha, desperta a atenção e desconfiança de agências internacionais e do sistema de segurança da Alemanha. "O Homem Mais Procurado" ("A Most Wanted Man") Direção: Anton Corbijn Duração: 122 minutos Gênero: Suspense Elenco: GrigoriyDobrygin, Philip Seymour Hoffman, Rachel McAdams, Robin Wright, Daniel Brühl
  • 7. "O Físico" - 9 de Outubro

    7 /17

    "O Físico", baseado no livro homônimo de Noah Gordon, chega aos cinemas no dia 9 de outubro. O longa conta a história de Rob (Tom Payne), um cristão que, na Pérsia do século XI, sonha em ser médico, mas é impedido por seguir o catolicismo. Para conquistar seu objetivo, ele finge ser judeu para entrar em uma escola especializada. "O Físico" ("The Physician") Direção: Philipp Stölzl Duração: 155 minutos Gênero: Aventura, drama Elenco: Tom Payne, Ben Kingsley, Stellan Skarsgård, Olivier Martinez
  • 8. "Annabelle" - 9 de outubro

    8 /17

    Do mesmo diretor de "Invocação do Mal", o filme "Annabelle" traz a assustadora história de um casal que decide comprar uma boneca para sua filha bebê, que está para nascer. Mas eles não esperavam que, após sua casa ser atacada por integrantes de uma seita, o brinquedo (chamado Annabelle) passaria a carregar uma entidade maligna. A estreia do longa-metragem está marcada para 9 de outubro. "Annabelle" ("Annabelle")
    Direção: John R. Leonetti Gênero: Terror Elenco: Annabelle Wallis, Ward Horton, Alfre Woodard, Eric Ladin
  • 9. "O Mensageiro" - 16 de outubro

    9 /17

    O filme "O Mensageiro", que chega aos cinemas no dia 16 de outubro, é baseado em uma história real. No longa, o jornalista Gary Webb (Jeremy Renner) descobre e denuncia o envolvimento da CIA com o tráfico de drogas e rebeldes da Nicarágua. Com uma importante informação nas mãos, ele passa a ser alvo de pesadas retaliações. "O Mensageiro" ("Kill the Messenger") Direção: Michael Cuesta Duração: 112 minutos Gênero: Drama, suspense Elenco: Jeremy Renner, Mary Elizabeth Winstead, Michael Sheen, Robert Patrick
  • 10. "O Juiz" - 16 de outubro

    10 /17

    "O Juiz" estreia no dia 16 de outubro e conta história de Hank Palmer (Robert Downey Jr.), um advogado de sucesso que, ao voltar para sua cidade natal para o velório de sua mãe, descobre que o acusado de matá-la é seu próprio pai, o juiz da cidade (Robert Duvall). Apesar de sua relação com a figura paterna ter sido distante e traumática, ele decide defendê-lo no tribunal. "O Juiz" ("The Judge") Direção: David Dobkin Duração: 141 minutos Gênero: Drama Elenco: Robert Downey Jr., Robert Duvall, Billy Bob Thornton, Vincent D'Onofrio
  • 11. "Festa no Céu" - 16 de outubro

    11 /17

    Outra animação para agradar as crianças neste mês é "Festa no Céu", que estreia no dia 16 de outubro. O longa mostra a aventura do jovem Manolo em três mundos fantásticos, onde precisará enfrentar seus medos para conseguir ficar com seu verdadeiro amor. "Festa no Céu" ("The Book Of Life") Direção: Jorge R. Gutierrez Duração: 95 minutos Gênero: Animação Elenco: Diego Luna, Zoe Saldana, Channing Tatum, Christina Applegate
  • 12. "Uma Longa Viagem" - 23 de outubro

    12 /17

    Baseado em uma história real, o filme "Uma Longa Viagem" mostra a vida de Eric Lomax, um homem que, durante a Segunda Guerra Mundial,foi capturadopelos japoneses e levado à Tailândia para trabalhar na construção da ferrovia Burma-Sião. Lá, foi intensamente torturado e humilhado e essas marcas foram levadas com ele ao longo da vida. Depois de 50 anos, Lomax descobre que um dos ajudantes de seu sequestrador está vivo e, mesmo com tantas tristes lembranças, decide se reencontrar com ele. "Uma Longa Viagem" ("The railway Man") Direção: Jonathan Teplitzky Duração: 116 miuntos Gênero: Drama Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Jeremy Irvine, Stellan Skarsgård
  • 13. "O Apocalipse" - 23 de outubro

    13 /17

    Com Nicolas Cage no elenco, o filme "O Apocalipse" mostra a concretização de uma profecia bíblica, em que o mundo é tomado pelo caos após algumas pessoas desaparecerem sem deixar vestígios. A estreia está marcada para o dia 23 de outubro. "O Apocalipse" ("Left Behind")
    Direção: Vic Armstrong Duração: 110 minutos Gênero: Ficção científica, suspense Elenco:Nicolas Cage, Chad Michael Murray, Cassi Thomson, Quinton Aaron
  • 14. "Drácula - A História Nunca Contada" - 23 de outubro

    14 /17

    Misturando a tradicional história do vampiro com novos elementos fantásticos, o filme "Drácula - A História Nunca Contada" mostra uma nova versão de como surgiu o temido vilão, que, um dia, foi um grande herói. A estreia do filme está marcada para o dia 23 de outubro. "Drácula - A História Nunca Contada" ("Dracula Untold") Direção: Gary Shore Duração: 92 minutos Gênero: Fantasia, Ação Elenco: Luke Evans, Sarah Gadon, Dominic Cooper, Samantha Barks
  • 15. "Dois Dias, Uma Noite" - 30 de outubro

    15 /17

    A data prevista de estreia do filme "Dois Dias, Uma Noite" é 30 de outubro. O filme é estrelado por Marion Cotillard e conta a história de Sandra, uma mulher que acaba de ser demitida do emprego para que seus colegas ganhem o bônus do qual não desejam abrir mão. Desamparada, ela descobre que alguns funcionários que votaram a favor de dua demissão foram convencidos por outros a fazê-lo. Ela, então, decide falar com eles no final de semana, para tentar resgatar seu trabalho. "Dois Dias, Uma Noite" ("Deux jours, une nuit") Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne Duração: 95 minutos Gênero: Drama Elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Pili Groyne, Simon Caudry
  • 16. "Boyhood - Da Infância à Juventude" - 30 de outubro

    16 /17

    O filme"Boyhood - Da Infância à Juventude" mostra, de um jeito peculiar, o crescimento de um menino de seis anos até a juventude, com suas descobertas e dramas. O grande diferencial deste para outros longas-metragens do gênero é que o diretor Richard Linklater prefereiu usar o mesmo elenco para mostrar tentar aproximar ao máximo o enredo da realidade. As filmagens foram feitas ao longo de 12 anos e o resultado poderá ser visto a partir do dia 30 de outubro, nos cinemas. "Boyhood - Da Infância à Juventude" ("Boyhood") Direção: Richard Linklater Duração: 165 minutos Gênero: Drama Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater
  • 17. Veja, agora, as 10 melhores cidades do mundo para curtir a noite

    17 /17(David Ramos/Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFilmesServiços

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame