Teatro Eva Herz retoma programação com 3 espetáculos em cartaz
O espaço, que está voltando a ganhar vida após dois anos fechado devido à pandemia, é a grande aposta da Livraria Cultura para sua retomada
Matheus Doliveira
Publicado em 10 de março de 2022 às 13h26.
Última atualização em 10 de março de 2022 às 14h31.
De cortinas abaixadas desde que a pandemia começou, em março de 2020, o Teatro Eva Herz, do mesmo grupo da Livraria Cultura , finalmente está retomando suas atividades em São Paulo com três espetáculos em cartaz.
Além de São Paulo, a rede batizada com o nome da avó do atual presidente da livraria, o empresário Sérgio Herz, está presente também em Porto Alegre e no Shopping Market Place em São Paulo.
Além de ajudar a reerguer a cena cultural paulistana, penalizada nos últimos dois anos, a reabertura do Eva Herz São Paulo também está sendo encarada como uma grande aposta para a retomada da Livraria Cultura, que entrou em recuperação judicial no ano passado.
"O teatro vai ser reestruturado e se tornará o centro do novo negócio da Livraria Cultura", afirma André Acioli, curador e gestor do Eva Hetz. Segundo Aciolo, a ideia do grupo que administra os empreendimentos é transformar a loja da Livraria Cultura localizada na Avenida Paulista em grande centro cultural que fomentará experiências aos frequentadores.
Além da livraria e do teatro, um restaurante também fará parte do complexo da Cultura. Ele ficará no mesmo espaço onde hoje funciona uma cafeteria, que já está em reforma. "A loja da livraria passará a ser apenas um dos equipamentos do endereço", diz Acioli, que também afirma que as mudanças acontecerão aos poucos, de forma orgânica, sem uma reinauguração incensada da livraria.
A Valsa de Lili foi o espetáculo escolhido para a reestreia do teatro, que aconteceu no último final de semana, com casa cheia. A peça conta a história deEliana Zagui, que passou 40 anos internada no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo por contrair poliomielite."É um espetáculo que tem tudo a ver com o que estamos vivendo. Ele questiona se, em momentos difíceis, devemos olhar para o problema ou para a esperança", diz Acioli.
Programação do Teatro Eva Herz
A VALSA DE LILI
Atriz Débora Duboc | Texto: Aimar Labaki | Direção: Débora Dubois
Lili é uma pessoa extraordinária e única, e, ao mesmo tempo, é uma mulher com questões iguais às de qualquer outro ser humano: o amor, a perspectiva do envelhecimento e da morte, os limites sociais e físicos e a luta pela sobrevivência. A única coisa que a distingue é que só consegue mexer os músculos do pescoço e da cabeça. Em pouco menos de 1 hora, ela conta sua história e de seus amigos, mas principalmente, narra a aventura de viver plenamente, transformando as tragédias e dramas do cotidiano. Sábados, às 20h. Domingos, às 18h.
A CONFISSÃO DE LEONTINA
Ator Márcio Trincchinatto | Texto: Ligia Fagundes Telles | Direção: Kleber Montanheiro
A Confissão de Leontina é um conto no qual sua protagonista suplica por outra chance social. Faz uma retrospectiva de sua vida, de seus momentos de felicidade, de amores, das traições, dos instantes de solidão e das desilusões. Reconhecendo-se mais uma habitante da grande cidade, sujeita às injustiças da vida, Leontina reconstitui seu percurso, desde os tempos de infância em que vivia numa pacata povoação – Olho d’Água. Uma infância árdua e pobre que a obrigou a trabalhar desde pequena, mas mais feliz do que os tempos que se seguiriam. Sextas-feiras, às 20h.
MARIA THEREZA E DENER
Atores Angela Dippe e Thiago Carreira | Texto: José Eduardo Vendramini e Wagner William | Direção: Ricardo Grasson
A amizade entre Dener (criador da moda brasileira) e Maria Thereza Goulart (nossa mais bela primeira-dama) nos ajuda a rever historicamente a política brasileira da década de 1960 e suas consequências até os dias atuais. Quartas e Quinta, às 20h.