Exame Logo

Tarantino diz em Cannes que exibição digital matou o cinema

Segundo o diretor, exibir filmes no formato digital é como forçar as plateias a ver televisão em público

O cineasta Quentin Tarantino (centro) acena para fãs ao chegar à praia para a exibição do seu filme "Pulp Fiction", durante o Festival de Cannes, na França, nesta sexta-feira (Yves Herman/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2014 às 21h57.

Cannes - Exibir filmes no formato digital é como forçar as plateias a ver televisão em público, disse o diretor Quentin Tarantino no Festival de Cinema de Cannes nesta sexta-feira, acrescentando que os filmes em 35 milímetros com os quais cresceu estão “mortos”.

Tarantino não compete no evento deste ano, mas falou a jornalistas e críticos de cinema antes da exibição do seu grande sucesso "Pulp Fiction: Tempo de Violência" na praia à noite – e em 35 milímetros.

“O fato de que a maioria dos filmes não são exibidos em 35 milímetros significa que a guerra está perdida”, declarou o criador do cult “Cães de Aluguel”.

Os formatos e a distribuição digitais varreram o mundo do cinema, em grande parte por causa dos custos – a maioria dos filmes em Cannes hoje em dia é projetado assim.

Mas os aficionados ainda cantam as glórias dos velhos rolos de filme – da mesma maneira que fãs de música se apegam aos seus discos de vinil. Os fãs defendem com entusiasmo o calor e a sofisticação da textura em 35 milímetros e sua capacidade de registrar a mais escura das sombras e a mais brilhante das luzes.

“Projeções digitais são TV em público. E, aparentemente, o mundo inteiro aceita TV em público, mas o que eu conhecia como cinema está morto”, afirmou Tarantino.

“Tenho esperança de que estejamos passando por um período de atordoamento romântico com a facilidade do digital e que, embora esta geração esteja irremediavelmente perdida, a próxima irá exigir o cinema genuíno”, acrescentou.

O diretor, conhecido pela energia e violência dos seus filmes, disse que o cinema digital, de fato, tem algumas vantagens.

“O lado bom do digital é o fato de que um cineasta jovem pode simplesmente comprar um celular e, se tiver a tenacidade de bolar alguma coisa... pode até fazer um filme”, afirmou.

Antes do advento do digital, as barreiras para se fazer um filme eram tão grandes que era como um “monte Everest que a maioria de nós não podia escalar”.

“Mas por que um cineasta estabelecido iria filmar em digital, não tenho a mínima ideia”, acrescentou Tarantino.

O diretor disse ter uma “coleção sensacional” de filmes em 35 milímetros em casa, e uma ainda maior de filmes em 16 milímetros, “e exibo os filmes o tempo todo, estou sempre assistindo filmes”.

“Uma das coisas mais legais na minha vida, porque me saí bastante bem no cinema, é que meio que me deu a chance de praticamente viver a vida de um acadêmico, e por isso me sinto estudando para minha tese de história do cinema mundial, e o dia em que morrer será o dia da minha graduação”.

Tarantino foi indagado sobre a conquista da Palma de Ouro de Cannes em 1994 com "Pulp Fiction".

“Ganhar a Palma de Ouro, até hoje, no que diz respeito a láureas, é absolutamente, positivamente, a minha maior conquista”.

“De todos os troféus que conquistei, é aquele que tem o maior lugar de honra na minha casa, é aquele que quero ganhar de novo, talvez, um dia, antes do apagar das luzes”.

Uma ideia que intriga Tarantino no momento é transformar o seu faroeste de 2012 "Django Livre", estrelado por Jamie Foxx e Leonardo DiCaprio, em uma minissérie em quatro partes para a TV a cabo, usando tomadas adicionais inéditas, disse ele.

Dezoito filmes competem pela Palma de Ouro de Cannes, que será entregue no sábado.

São Paulo – O Festival de Cannes começou do dia 14 de maio, na França, mas não são apenas os filmes que têm chamado a atenção do público. Durante a mostra, celebridades , como Blake Lively, Hilary Swank e Nicole Kidman, desfilaram com vestidos de cair o queixo, para Oscar nenhum colocar defeito. Confira a seguir alguns dos grandes destaques da moda do evento de cinema que dura até dia 25 deste mês.
  • 2. Blake Lively

    2 /12(Getty Images)

  • Veja também

    A atriz Blake Lively está sendo uma das grandes referências da moda nesta edição do Festival de Cannes. Na estreia do filme "Captives" (imagem à esquerda), a artista apareceu com um elegante vestido tomara-que-caia preto e branco, feito pelo grife Gucci Première. A marca também foi a responsável pela confeção do modelo na cor vinho, que ela vestiu na abertura do evento, com o filme "Grace of Monaco".
  • 3. Hilary Swank

    3 /12(Getty Images)

  • Estrelando o filme "The Homesman", que concorre à Palma de Ouro em Cannes, a atriz Hilary Swankacertou em cheio na escolha do modelito para a première de sua produção. O vestido branco, justinho e de um ombro só foi feito pelo Atelier Versace
  • 4. Nicole Kidman

    4 /12(Getty Images)

    Durante a cerimônia de abertura do festival e apresentação do filme "Grace of Monaco", Nicole Kidman se vestiu à altura do papel que desempenhou na produção, em que encarnou a princesa Grace kelly. A atriz compareceu ao evento com um vestido azul repleto de detalhes e bordados da grife Armani Privè.
  • 5. Naomi Watts

    5 /12(Getty Images)

    Outra artista que chamou a atenção durante o Festival de Cannes foi Naomi Watts. Ela foi à première do filme "Como Treinar Seu Dragão 2" com um modelo Marchesa, feito de chiffon de seda azul e bordado de cristais de diamante. O vestido de cair o queixo fez com que, mesmo não participando do filme, Naomi fosse um dos destaques do tapete vermelho.
  • 6. Jessica Chastain

    6 /12(Getty Images)

    A protagonista do filme "The Disappearance Of Eleanor Rigby" Jessica Chastain compareceu à estreia de seu trabalho com um belo vestido azul royal de um ombro só e fenda frontal. O brilho do visual ficou por conta dos brincos de diamantes que ela usou na ocasião.
  • 7. Cate Blanchett

    7 /12(Getty Images)

    O visual adotado pela atriz Cate Blanchett na première do filme "Como Treinar Seu Dragão 2" pareceu brincar com o tema do longa-metragem. O look, elaborado pela grife Givenchy, trouxe uma blusa cuja textura lembra as escamas de um réptil. Nada mais apropriado para a estreia da animação, em que é responsável por dublar a personagem Valka.
  • 8. Taís Araújo, Grazi Massafera e Isabelli Fontana

    8 /12(Getty Images)

    As brasileiras Taís Araújo (esq.), Grazi Massafera e Isabelli Fontana também estiveram presentes no Festival de Cannes e impressionaram com sua elegância e sensualidade. O vestido justo e decotado de Taís, todo bordado com canutilhos e paetês, é obra do estilista Sandro Barros.  O modelo frente única azul marinho de Grazi traz detalhes em dourado e fenda lateral, e é criação de Pedro Lourenço. Já o visual de Isabelli é da grife Tufi Duek, que fez uma peça amarela, com uma grande fenda na perna. As três compareceram para assistir à première do filme "Saint Laurent".
  • 9. Carly Steel

    9 /12(Getty Images)

    A atriz, apresentadora e produtora Carly Steel também compareceu à estreia de "Como Treinar Seu Dragão 2" e impressionou no tapete vermelho. O que poderia ser um simples vestido nude se tornou um modelo muito elegante com o decote elaborado e sensual na medida certa.
  • 10. Judit Masco

    10 /12(Getty Images)

    A modelo e apresentadora espanhola Judit Masco escolheu bem o vestido para assistir à estreia do filme "The Homesman". Não teve como errar com o vestido tomara-que-caia clássico, na cor preta, conferindo ao traje a dose certa de elegância e beleza.
  • 11. Alexandra Rosenfeld

    11 /12(Getty Images)

    A modelo e Miss França de 2006 Alexandra Rosenfeld também garantiu sua posição de destaque no tapete vermelho de Cannes 2014. Na première do filme "The Homesman", ela apareceu com um vestido bordado branco, com mangas três quartos, para compensar a "ousadia" do comprimento.
  • 12. Veja, agora, 15 destinos para visitar antes que eles fiquem famosos

    12 /12(Wikimedia Commons)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFestival de Cinema de CannesFilmes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame