TAG Heuer celebra 60 anos do icônico Carrera em parceria com artista plástico Adonis Alcici
Em uma intervenção artística no carro de corrida da equipe TAG Heuer, a marca irá unir os universos da relojoaria e automobilismo
Redação Exame
Publicado em 11 de maio de 2023 às 19h44.
Última atualização em 11 de maio de 2023 às 20h03.
A TAG Heuer, renomada marca suíça de relógios, irá comemorar o sexagésimo aniversário de um ícone da relojoaria: o Carrera.
Ao longo de seis décadas, o modelo atemporal estabeleceu o padrão para o design de relógios de desempenho, incorporando o espírito das corridas e a cultura do sucesso.
- Incêndio atinge garagem de ônibus de duas empresas em Petrópolis
- BIG Festival e Twitch anunciam o maior encontro de streamers no Brasil
- Musk anuncia que chamadas de áudio e vídeo chegarão ao Twitter em breve
- Lula antecipa 13º salário de 30 milhões de aposentados do INSS; veja calendário
- Safra 2023 alcançará recorde de 302 milhões de toneladas, 14,8% maior que a de 2022
- Denúncias de violações contra idosos crescem 97% no primeiro trimestre
Como parte das celebrações desse marco, a TAG Heuer está realizando eventos em todo o mundo. No Brasil, a marca firmou parceria com o renomado artista plástico Adonis Alcici para uma ação especial na Porsche Carrera Cup.
Há três anos consecutivos, a TAG Heuer Brasil patrocina a Porsche Cup C6 Bank Mastercard, o maior evento de GT da América Latina, que promove campeonatos no Brasil desde 2005.
Além de apoiar o evento, a TAG Heuer também patrocina uma das equipes participantes da corrida desde meados de 2020, em colaboração com o piloto Alceu Feldmann, que possui um extenso currículo no automobilismo brasileiro.
Para o ano de 2023, a marca encomendou uma intervenção artística no carro de corrida da equipe TAG Heuer, a ser realizada pelo renomado artista Adonis Alcici. Aos 32 anos, Alcici já é conhecido por sua arte que é movida e inspirada por adrenalina e movimento.
Ele conquistou um lugar de destaque no mercado de luxo com suas obras que refletem sua paixão pela velocidade e adrenalina. "Sou apaixonado por velocidade e adrenalina, e isso se reflete em minha arte. É o que me motiva", explica o artista.
O carro como arte
Para essa parceria entre a TAG Heuer e a Porsche, a ideia foi criar uma evolução do layout atual do carro, trazendo para a composição diversas setas e pinceladas. As pinceladas soltas e texturizadas simbolizam o dinamismo da pilotagem, representando o improviso e a intensidade do momento.
Por sua vez, as setas retratam movimento e velocidade, estabelecendo uma conexão direta com o tempo, o qual está intrinsecamente ligado aos relógios.
As setas apontando para trás parecem indicar o caminho do vento, representando a velocidade com que o ar passa pelo carro e suas peças aerodinâmicas, desde a entrada de ar dianteira, passando pelo farol e pelo capô, até chegar à entrada de ar traseira em direção ao aerofólio.
Esse é o conceito por trás da intervenção artística, que busca estabelecer uma relação entre velocidade, tempo, relógios, cronometragem, pilotagem e dinamismo.