Casual

Queijo de Santa Catarina é escolhido o melhor do mundo em concurso realizado no Brasil

Na sexta-feira, 12, o Mundial do Queijo do Brasil elegeu o queijo Morro Azul como o vencedor do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos superando concorrentes brasileiros e internacionais

Juliano Mendes e Bruno Mendes, da Pomerode (Raphael Günther/Exame)

Juliano Mendes e Bruno Mendes, da Pomerode (Raphael Günther/Exame)

Júlia Storch
Júlia Storch

Repórter de Casual

Publicado em 15 de abril de 2024 às 14h39.

Última atualização em 15 de abril de 2024 às 14h48.

Na sexta-feira, 12, o Mundial do Queijo do Brasil elegeu o queijo Morro Azul como o vencedor do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos superando concorrentes brasileiros e internacionais.

Produzido pela Vermont Queijos Especiais no Laticínios Pomerode, em Pomerode (SC), o queijo é enrolado em uma cinta de madeira e tem notas amanteigadas e lácteas predominantes. É um produto livre de lactose, sem adição da enzima lactase.

O Morro Azul é um queijo de leite de vaca e tem casca mofada e massa mole e foi desenvolvido pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes, proprietários do Laticínios Pomerode. Ele foi premiado em 2023 no 35º "World Cheese Awards", na Noruega, como o Melhor Queijo da América Latina.

Concurso distribuiu cerca de 600 medalhas

O Mundial do Queijo do Brasil também premiou 598 queijos e produtos lácteos com diferentes medalhas. Foram 99 medalhas do prêmio máximo do Super Ouro, 149 de Ouro, 150 de Prata e 200 de Bronze.

Foram avaliados 1,9 mil produtos por 300 jurados. Cada convidado provou cerca de 20 produtos.

Do malte ao leite

Antes de empreenderem no mercado de laticínios, os irmãos Juliano e Bruno Mendes investiram no mercado de bebidas, e fundaram a Eisenbahn, cervejaria de Blumenau, em Santa Catarina, que foi vendida em 2008 para o grupo paulista Schin, hoje parte da holandesa Heineken

Acompanhe tudo sobre:QueijosConcursos

Mais de Casual

Com modelo de franquia, Evino quer chegar ao fim do ano com 30 lojas no país

Jantares beneficentes: confira ações de restaurantes para ajudar o Rio Grande do Sul

Plano mais caro de academia no mundo custa US$ 3 mil por mês

Próxima geração do canivete suíço não terá faca, diz Victorinox

Mais na Exame