Exame Logo

Por que os iates feitos no Brasil são adorados no exterior? Dois modelos explicam o sucesso

O Brasil tem um polo industrial náutico em Santa Catarina, na região de Itajaí, entre os mais importantes do mundo

OKEAN 57: um dos barcos fabricados no Brasil e querido pelos estrangeiros. (Divulgação/Divulgação)
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 29 de maio de 2024 às 14h16.

O Brasil tem um polo industrial náutico em Santa Catarina, na região de Itajaí, entre os mais importantes do mundo. As empresas instaladas ali, locais e internacionais, produzem iates de luxo que são adorados pelos consumidores brasileiros. No entanto, são os estrangeiros que mais compram as embarcações que saem dos estaleiros catarinenses.Um exemplo disso é a OKEAN Yachts, que exporta 70% dos barcos montados no Brasil.

Na avaliação de Roberto Paião, CEO do grupo OKEAN, o motivo pelo qual os iates brasileiros são adorados no exterior está na qualidade de produção e nas tecnologias colocadas dentro das embarcações. "A nossa marca está há 9 anos nos Estados Unidos, buscando consolidação. Participamos de feiras para reforçar o comprometimento da OKEAN em apresentar aos clientes do país as inovações que trazemos para as embarcações ao longo dos anos", diz.

Veja também

O executivo levou a marca até o South Florida Boat Show, nos Estados Unidos, realizado em meados de maio, para apresentar ao mercado americano as principais novidades. Com mais de 200 expositores, o estaleiro brasileiro estreou no evento com dois modelos que são sucesso em vendas, de 52 e 57 pés.

Como são os barcos queridos pelos estrangeiros

OKEAN52. (Divulgação/Divulgação)

Idealizadas pelo sócio-fundador da OKEAN Yachts e apaixonado por navegação, Nercio Fernandes, e projetadas pelo italiano Paolo Ferragni, as embarcações levadas ao boat show na Flórida trazem detalhes inconfundíveis da marca e se destacam pela sofisticação e design arrojado, combinando aventura e elegância.

No OKEAN 52, o destaque são as grandes janelas e portas de vidro que cercam o iate. O barco conta ainda com plataformas deslizantes na popa e decks laterais que ampliam as áreas de convivência. O modelo de 52 pés conta com dois postos de comando completos no flybridge e no salão, e mais um terceiro comando de manobra na popa.

Já o modelo de 57 pés traz a proposta com teto rígido (hard top) e estilo offshore, com motores potentes e alto desempenho nas águas. Ambos os modelos possuem área gourmet e solários, enquanto os interiores são formados por ambientes de estar com o conforto de casa, áreas para refeições e amplas cabines para pernoite. Os dois custam alguns milhões de reais.

Iates queridinhos no Brasil e no exterior

Acompanhe tudo sobre:IatesLuxo

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame