Casual

Novo Seat Ibiza antecipa como será o próximo VW Gol

Com dimensões maiores e mais refinada, plataforma MBQ A0 será utilizada na próxima geração do carro brasileiro

Quinta geração do Ibiza adianta as proporções que deverão ser adotadas no novo Gol (Divulgação)

Quinta geração do Ibiza adianta as proporções que deverão ser adotadas no novo Gol (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 14h31.

Marca espanhola pertencente ao grupo Volkswagen, a Seat revelou oficialmente o novo Ibiza na Europa. O hatch compacto é o primeiro modelo do conglomerado a utilizar a nova plataforma MQB A0, que em seguida também será aplicada no VW Polo europeu, Skoda Fabia e na próxima geração do VW Gol — esperada para ser apresentada no Brasil ainda no primeiro semestre.

Embora tenha o visual inspirado no Seat Leon (o hatch médio da marca), a quinta geração do Ibiza adianta as proporções que deverão ser adotadas no novo Gol, como a distância entre-eixos de 2,56 metros (o atual tem 2,46 m) e o porta-malas com 355 litros de capacidade de total (contra os 285 litros do modelo existente).

Seat Ibiza

Frente do novo Ibiza segue a identidade Seat, com linhas mais afiladas (Divulgação)

As mudanças devem melhorar a vida a bordo do hatch. Atualmente com um comprimento de 3,89 m, o novo Gol deverá ultrapassar os 4,10 m. Ele também ficará mais refinado e caro, liberando espaço para o Up! e se sobrepondo ao Fox, que já foi descontinuado na Europa.

Seat Ibiza

Painel traz desenho horizontal, como já visto em outros modelos VW (Divulgação)

Enquanto o Ibiza traz a identidade visual da Seat, marcada por vincos e ângulos agudos, é esperado que o Gol tenha linhas mais sóbrias e retilíneas típicas da Volkswagen. O formato da janela espia traseira lembra o da projeção mostrada na QUATRO RODAS, no ano passado. Por dentro, o desenho do painel com uma faixa horizontal lembra a solução usada em modelos da Volkswagen, como o Passat.

Seat Ibiza

Cabine ficou mais espaçosa por conta da maior distância entre-eixos (Divulgação)

Segundo a Seat, a plataforma MQB A0 oferece rigidez torcional 30% maior, peso reduzido e maior flexibilidade de fabricação, com uma capacidade ampliada de se adaptar a diferentes tipos de carroceria e distância entre-eixos. Essa base dará origem a outros veículos além do novo Gol, como o futuro Voyage, uma nova picape e um SUV compacto.

Seat Ibiza

Janela espia traseira deve ser adotada no próximo Gol (Divulgação)

Na parte mecânica, o Seat Ibiza será equipado com o motor 1.0 TSI de 95 ou 115 cv, dependendo da versão, além do propulsor turbodiesel 1.6 TDI com 80 ou 95 cv (no Reino Unido). No final de 2017, chegará o novo motor quatro cilindros a gasolina 1.5 TSI com 150 cv de potência, que deve substituir o 1.4 TSI atual.

O câmbio é manual de cinco marchas para as versões de entrada, ou de seis velocidades para as mais potentes. A transmissão DSG de sete marchas estará disponível para o futuro 1.5 TSI.

Seat Ibiza

Na Europa, o Ibiza é equivalente ao Polo (Divulgação)

A quinta geração do Seat Ibiza será exibida ao público no Salão de Genebra, em março. Já o novo VW Gol deve ser apresentado no Brasil ainda no primeiro semestre de 2017.

Este conteúdo foi originalmente publicado na QuatroRodas.

Acompanhe tudo sobre:CarrosGol Linhas AéreasMontadorasVolkswagen

Mais de Casual

On, marca de tênis queridinha dos faria limers, lança collab com a espanhola Loewe

A brasileira que se tornou diretora na Disney e leva o Mickey para toda a América Latina

Médico brasileiro recebe premiação internacional inédita

Lupo anuncia parceria com Saucony e vai vender tênis da marca