Dirigimos a nova Nissan Frontier, feita para brigar com carros de luxo

Com mudanças profundas no desenho, picape passou a dirigir por conta própria e recebeu mais equipamentos
 (Nissan/Divulgação)
(Nissan/Divulgação)
Por Gabriel AguiarPublicado em 07/04/2022 07:35 | Última atualização em 07/04/2022 07:37Tempo de Leitura: 4 min de leitura

Eis que a nova Nissan Frontier deu a última cartada para conquistas os fãs de picapes que não necessariamente estão dispostos a sacrificar conforto. E pode até parecer que mudou pouca coisa, mas foi suficiente para garantir fôlego na disputa pelos clientes cada vez mais urbanos – e contra modelos de luxo. Para justificar o preço de até 314.590 reais, vale até dirigir sozinha (algo que a novata já aprendeu).

Preços da nova Nissan Frontier

  • Frontier S 4x4 MT – 230.190 reais;
  • Frontier SE 4x4 AT – 258.990 reais;
  • Frontier Attack 4X4 AT – 263.690 reais;
  • Frontier XE 4x4 AT – 278.990 reais;
  • Frontier Platinum 4x4 AT – 314.590 reais;
  • Frontier PRO4X 4x4 AT – 314.590 reais.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Há poucos anos, era impensável uma representante deste segmento ganhar faróis de LED, tecnologia que fez fama com os carros alemães. Mas a picape tem o recurso nas três opções topo de linha. E a lista dos mimos vai longe: do teto solar, exclusivo entre as rivais, ao ar-condicionado que permite escolher temperaturas diferentes em cada lado da cabine. Ainda há aquecimento dos bancos; câmeras de 360º, que facilita a missão de manobrar a Frontier.

Nova Nissan Frontier 2022

Com ajustes de suspensão e novo desenho, melhorou a capacidade de passar por obstáculos (Nissan/Divulgação)

Para agradar todo mundo de maneira democrática, existem 27 porta-trecos na cabine, além de central multimídia, bancos revestidos com couro e saídas de ventilação para quem viaja atrás. E ainda há facilidades pensadas para o motorista, como seletor dos modos de condução (com os ajustes específicos para cada tipo de uso), novo volante e inédito computador de bordo com tela de 7 polegadas em alta definição.

Mas é claro que o piloto automático adaptativo merece destaque, porque o sistema à la Tesla reconhece sinais de cansaço; avisa quando há outros veículos fora do campo de visão; tem capacidade se manter a distancia do carro à frente por conta própria; e até corrige o volante quando percebe que está invadindo a faixa ao lado. E, com risco de acidentes, freia sozinha.

Nova Nissan Frontier 2022

Acabamento interno está no nível dos rivais e aposta nos plásticos, mas a montagem é boa (Nissan/Divulgação)

Não mudou o motor, que continua 2.3 biturbo movido a diesel – que entrega 190 cv de potência – nas opções mais caras, que têm câmbio automático de seis marchas. Para os engenheiros de plantão, a boa notícia é que os freios traseiros agora têm discos, bem mais eficientes; enquanto o chassi ganhou reforços e o diferencial traseiro agora tem bloqueio eletrônico para ajudar a sair dos atoleiros mais difíceis.

E o que isso realmente significa? Nos testes que Casual Exame fez dentro do Parque de Iguazú, na Argentina, a Nissan Frontier venceu as trilhas mais complicadas, mesmo com os pneus urbanos – que seriam como chinelos para um maratonista. Para quem já dirigiu a picape, nada surpreendente. Mas a estreante também se sai bem no asfalto, ainda que o trecho tenha sido principalmente de rodovias, com mérito do acerto de suspensão.

Para quem pretende desfilar por aí, a atualização fez muito bem: a dianteira está mais alta, com grade maior e os já mencionados faróis de LED. E para os interessados na utilidade, a picape ganhou caçamba até 5 cm mais alta para transportar até 1.054 l, além de 1.043 kg. Também há um degrau no para-choque traseiro para facilitar o acesso à carga e amortecedores que ajudam a abrir e fechar a tampa.

Descubra qual MBA melhor se encaixa ao seu perfil e comece agora.