Aramis: à esquerda, paletó linha Cosmo, camisa manga longa Move e regata regular; à direita, camisa manga longa Move listrada, calça Move listrada, regata regular e colar pérolas em prata 925 (Leandro Fonseca/Exame)
EXAME Solutions
Publicado em 11 de outubro de 2023 às 09h47.
Última atualização em 16 de outubro de 2023 às 10h17.
Design sofisticado, corte preciso, atenção aos detalhes, matérias-primas cuidadosamente selecionadas. Excelência sempre foi a marca registrada da Aramis em suas quase três décadas no mercado. Em 1995, quando a grife nasceu, a moda masculina era muito diferente da de hoje, mas esse esmero nunca mudou.
“Construímos nosso negócio com base na qualidade do produto, respeito ao cliente e o atendimento humanizado. Esses pilares jamais foram negociáveis”, enfatiza Richard Stad, CEO da agora Aramis Inc.
Se a marca segue tradicional por esse lado, o da qualidade, por outro soube se reinventar ao longo dos anos para agregar inovação ao seu DNA, acompanhando as mudanças no mundo e no lifestyle do homem, sendo sempre atual.
“Costumo dizer que não existe marca antiga, existe marca que não se atualiza”, afirma Stad. “O mundo evoluiu e o código de vestimentas também mudou. Na Aramis, conseguimos ter a agilidade de atualizar a marca para dialogar com esse consumidor”, acrescenta.
Com uma inteligência de mercado muito atenta às principais tendências, a marca vem enxergando múltiplas possibilidades de espaço para inovar dentro da moda masculina, principalmente desde 2020, quando passou por um rebranding.
Hoje, a Aramis entende que a moda vai além do dia a dia do trabalho e está presente durante toda a rotina do homem, do escritório ao lazer, agregando novas funcionalidades sem abrir mão do estilo e da reconhecida qualidade.
Uma das novidades que vieram desse novo olhar é, por exemplo, o lançamento de Urban Performance, nova grife do grupo, mais tecnológica, que combina a praticidade de peças esportivas com silhuetas sofisticadas de alfaiataria. Athleisure na sua melhor definição.
Como resultado, a marca que é referência de lifestyle para clientes entre 30 e 50 anos, em sua maioria, tem ampliado a conexão com consumidores mais jovens, de 20 a 30 anos.
Essa faixa foi a base que mais cresceu nos últimos quatro anos, segundo Stad. “Isso porque não compreendemos a moda apenas por idade, mas por comportamento – e nós, como uma long life brand, queremos acompanhar esse homem em toda sua jornada”, salienta o CEO.
Parte desse alcance de novos públicos desde o rebranding tem a ver com um portfólio que valoriza mais o conforto, ponto crucial na moda atual para atender a um cotidiano cada vez mais agitado.
Para isso, há uma preocupação em desenvolver roupas que proporcionem um ajuste confortável, usando tecidos macios ao toque, flexíveis e com acabamentos que garantam facilidade no dia a dia.
Em Aramis, um movimento interessante nesse sentido pode ser visto na categoria de calças, especialmente com o lançamento da linha Moovex, que se adapta melhor a todo tipo de corpo e proporciona mais conforto. Outro exemplo é o jeans Flex & Dry, que promove um resfriamento imediato e contínuo, conferindo uma sensação de conforto, leveza e frescor, ideal para dias mais quentes.
Já em Urban Performance, o destaque fica para a camisaria, que conta com inúmeros atributos tecnológicos como proteção UV, secagem rápida, design anatômico e não precisa passar.
Versatilidade é outro ponto importante na moda atual e que permeia as duas marcas. “Cada uma com sua identidade, ambas são projetadas para dialogar com diferentes tipos de homens e contextos, oferecendo opções que atendem às diversas necessidades do mercado”, comenta Mariana Nassralla, head de Estilo e Produtos da Aramis Inc.
Nas coleções da Aramis, as peças são cuidadosamente elaboradas para quem busca um visual casual sofisticado, mas podem ser facilmente combinadas em diferentes estilos de guarda-roupa para que o cliente transite com facilidade entre ambientes formais e casuais.
Um costume da marca, por exemplo, pode ser usado para uma reunião de negócios e ser desconstruído com uma camisa casual e sneakers para um evento mais descontraído. Sem contar a variedade de cores, cortes e acessórios, que permitem aos clientes combinações únicas, que expressam sua individualidade com sofisticação.
Essa diversidade do catálogo foi bem representada com o lançamento da linha Icon, diferente de tudo o que a marca havia feito até então, explorando referências do streetwear e modelagens mais amplas que se encaixam em inúmeras ocasiões.
Neste ano, também foi lançada a linha Aramis Joias, com peças em prata 925 e um mix de produtos que inclui anéis, colares, pulseiras, brincos e pingentes.
Em UP, que abraça o estilo de vida ativo e contemporâneo, a versatilidade aparece por meio de um visual atemporal, com peças que possam acompanhar por grande parte do dia aquele homem que se divide entre ambientes urbanos e atividades físicas.
“Novas tecnologias de materiais e fornecedores são exploradas a todo o momento. Nessa marca, nós estamos redefinindo a alfaiataria com acabamentos especiais e tecidos tecnológicos que traduzem um novo momento da moda. Temos camisaria, paletós e calças que agregam liberdade e performance para o dia a dia dos homens”, diz Mariana.
Recentemente, a marca lançou a polo Pima Performing, que conta com proteção UV50+ e tecido com melhor absorção de umidade, e o paletó e a calça Air Tech, que trazem para o mercado o tecido Mesh superflexível com acabamento easy care.
Mesmo com identidades distintas, as duas marcas se complementam para atender às diferentes facetas do homem contemporâneo. Um cliente que aprecia o requinte da Aramis no trabalho, por exemplo, pode encontrar peças na Urban Performance que oferecem o mesmo nível de qualidade e conforto para suas atividades físicas ou momentos de lazer.
A nova grife, aliás, que está completando um ano, é a concretização de um sonho ousado, nas palavras do CEO da Aramis Inc. “Eu brinco que se fizesse uma pesquisa sobre lançar uma marca nova, jamais lançaria a Urban Performance”, diz. “A ideia surgiu em 2018 e foi colocada em prática por um time de criativos e inquietos que enxergaram uma oportunidade de trazer um produto inédito no mercado brasileiro”, completa Stad.
Como marca, ele avalia que há um longo caminho pela frente, pois é um mercado muito novo e com poucos players, então a agilidade será fundamental nesse momento. Mas a grife já mostrou a que veio.
Em um ano, a UP trouxe tecnologias e produtos inéditos no setor de moda masculina, com três lojas físicas e 12 corners espalhados pelo país. Em breve serão mais sete franquias.
“É impossível estar mais orgulhoso de todos que tornaram isso possível. Agora, seguiremos desenvolvendo um trabalho rico e cuidadoso com nossos fornecedores e clientes para assumir o local de pioneirismo que a Urban Performance merece”.
Os planos de expansão do grupo, no entanto, vão muito além de fortalecer a nova marca. De acordo com Richard Stad, a Aramis Inc tem muito bem definido o objetivo de continuar sendo o destino número 1 de lifestyle dos homens e todas as iniciativas visam isso.
São várias estratégias nessa direção. Na área de tecnologia, por exemplo, para 2024 está sendo desenhado um planejamento robusto para maior personalização e fidelização no atendimento dos clientes. “Em qualquer mercado, ganha o jogo quem tem a melhor qualidade de informação, e é isso que estamos buscando”, diz.
A companhia, que já vem de um crescimento expressivo, quer voar mais alto e tem uma meta audaciosa para alcançar: dobrar de tamanho em quatro anos. Mantendo-se fiel à sua essência há 28 anos — de ser impecável na qualidade, mas ao mesmo tempo inovadora —, os ventos só podem soprar a favor.