Morre o ator francês Jean-Louis Trintignant aos 91 anos

Trintignant teve um de seus últimos papéis de destaque em "Amor", de Michael Haneke, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro
O ator francês Jean-Louis Trintignant. (Tristan Fewings/Getty Images)
O ator francês Jean-Louis Trintignant. (Tristan Fewings/Getty Images)
A
Agência O Globo

Publicado em 17/06/2022 às 13:41.

Última atualização em 17/06/2022 às 13:50.

O ator francês Jean-Louis Trintignant morreu nesta sexta-feira, 17, aos 91 anos. Segundo sua mulher, Mariane Hoepfner Trintignant, o ator morreu "pacificamente, de velhice, esta manhã em casa no Gard, cercado por seus entes queridos", de acordo com o jornal francês Le Monde.

Entre os últimos papéis de Trintignant esteve o de protagonista do filme Amor, do austríaco Michael Haneke, em que contracenava com outra estrela do cinema francês, Emmanuelle Riva, falecida em 2017. O filme levou a Palma de Ouro e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Ao longo de seus 60 anos de carreira Trintignant foi dirigido por grande nomes do cinema europeu. Esteve em como Um Homem, Uma Mulher, de Claude Lelouch, e O Conformista, do italiano Bernardo Bertolucci.

O francês também trabalhou em filmes de outros cineastas importantes da segunda metade do século 20, como Eric Rohmer, Costa-Gravas, Etore Scola, Sergio Corbucci e Krzysztof Kieslowski.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.