Casual

Morre Joe Frazier, o boxeador que tirou a invencibilidade de Muhammad Ali

Esportista morreu nesta segunda-feira de câncer no fígado, aos 67 anos

Frazier possuía um devastador gancho de esquerda que utilizava para terminar a maioria das lutas que ganhou nos primeiros assaltos (Al Bello/Getty Images)

Frazier possuía um devastador gancho de esquerda que utilizava para terminar a maioria das lutas que ganhou nos primeiros assaltos (Al Bello/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2011 às 05h56.

Madri - Joe 'Smokin' Frazier, ex-pugilista que conseguiu a façanha de derrubar a invencibilidade do lendário Muhammad Ali, não pôde vencer sua luta mais decisiva e morreu nesta segunda-feira aos 67 anos em consequência de um câncer no fígado.

O ex-campeão mundial dos pesos pesados e membro do Salão da Fama do Boxe, morreu na Filadélfia e nem teve a oportunidade de se defender, como sempre fazia nos ringues, da doença diagnosticada há apenas um mês.

Um comunicado divulgado pela família confirmou que Frazier faleceu em um asilo onde estava internado depois que os médicos não lhe deram nenhuma esperança de sobrevivência.

Antes de descobrir o câncer, Frazier levava vida normal, com aparições regulares para dar autógrafos. A última vez que foi visto em público foi em setembro em Las Vegas.

'Smokin' Joe, apesar de ser um pugilista baixo para os pesos pesados, compensou a falta de estatura com uma ferocidade que impressionava seus rivais. Além disso, Frazier possuía um devastador gancho de esquerda que utilizava para terminar a maioria das lutas que ganhou nos primeiros assaltos.

Foi exatamente o temível gancho de esquerda levou Ali à lona no décimo quinto assalto da luta que ambos disputaram no lendário Madison Square Garden, em Nova York, em 1971.

A queda de Ali permitiu a Frazier comemorar a vitória de uma luta que foi considerada como o 'Combate do Século'. No entanto, Ali venceu os outros dois desafios entre os dois pugilistas.

Aliás, a presença de Ali fez com que a figura de Frazier sempre ficasse em um segundo plano, algo que nunca agradou o ex-campeão mundial.

Frazier soube da doença no mês passado e se internou várias vezes em um hospital da Filadélfia. Até que na semana passada, já sem nenhuma esperança de superar o câncer, decidiu permanecer em um centro especializado para que passasse seus últimos dias sem dor.

O pugilista ganhou o título de campeão do mundo dos pesos pesados em 1970 ao vencer por nocaute Jimmy Ellis no quinto assalto. 'Smokin' Joe defendeu quatro vezes com sucesso o título até que foi finalmente vencido por George Foreman em 1973.

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoençasEsportesEsportistasSetor de esportes

Mais de Casual

'Homem Prada' combina elegância minimalista e espontaneidade

Brasil lidera mercado de jatos executivos na América Latina que deve movimentar US$ 1,31 bi até 2029

Como Roger Federer vai ser lembrado no futuro? Documentário aponta seu legado

Conheça a rede de hotéis de luxo de Francis Ford Coppola

Mais na Exame