Jogador argentino de futebol Lionel Messi: o atleta do Barcelona foi convocado a prestar depoimento em 17 de setembro (Johan Ordonez/AFP)
Da Redação
Publicado em 20 de junho de 2013 às 10h38.
Madri - A justiça espanhola indiciou formalmente o jogador argentino Lionel Messi e seu pai por suspeitas de fraude fiscal e convocou o astro do Barcelona a prestar depoimento em 17 de setembro, informou um porta-voz da promotoria provincial de Barcelona.
O caso está relacionado com supostos esquemas de evasão fiscal relativos a mais de quatro milhões de euros.
A queixa foi apresentada em 12 de junho pelo departamento financeiro da promotoria contra Messi e seu pai, Jorge Horacio Messi, ante o tribunal de Gava (perto de Barcelona), onde reside o jogador, "por três supostos crimes contra a Fazenda pública".
"A juíza admitiu a queixa no dia de hoje (quinta-feira) e os convocou para depor em setembro", afirmou à AFP o porta-voz da promotoria, José Miguel Company.
"Agora estão indiciados", completou.
Messi deverá comparecer em 17 de setembro às 10 da manhã e seu pai uma hora depois.
Segundo a acusação apresentada em 12 de junho, Messi "recebeu importantes quantias" por direitos de imagem entre 2006 e 2009 que "deveriam ser tributados em suas declarações correspondentes", mas isto não aconteceu.
A quantidade fraudada alcançaria, segundo a acusação, 4,16 milhões de euros: 1,06 milhão em 2007, 1,57 milhão em 2008 e 1,53 milhão em 2009.
*Matéria atualizada às 10h37