Mais verde em casa: saiba como fazer um jardim com pouco espaço
Confira sugestões que podem ser utilizadas em jardins internos, para quintais pequenos ou cantinhos externos
Agência de notícias
Publicado em 12 de julho de 2023 às 07h00.
Além de dar vida aos ambientes, um belo jardim pode interferir positivamente na decoração e na harmonia da família. Por isso, as arquitetas e paisagistas Jaíce di Prospero e Marina Arakaki dão algumas sugestões que podem ser utilizadas em jardins internos, para quintais pequenos ou cantinhos externos.
Segundo elas, é possível optar por várias espécies ornamentais que incluem não só as floríferas, frutíferas e as de folhas vistosas, mas também as ervas e hortaliças.No caso de áreas internas, as espécies indicadas são: pleomele, ráfis, zamioculca, pata-de-elefante, bambu-mossô, palmeira chamaedorea, lança-de-são-jorge e lírio-da-paz.
- Receita informará quem está devendo a declaração do IR; saiba como
- Petrobras e Comgás fecham novo contrato de gás natural de R$ 56 bilhões
- Tem um pedacinho do Nubank? Chegou a hora de escolher o que fazer com seu BDR
- Discípula de Charles Manson pode deixar a prisão após 50 anos; relembre o caso
- USDA divulga relatório de produtividade americana de grãos nessa quarta
- Âmbar cinza de R$ 2,6 milhões, o 'ouro flutuante' é encontrado em baleia morta nas Ilhas Canárias
Entre as frutíferas, as paisagistas sugerem a jabuticabeira ou a romã, contanto que elas fiquem próximas à janela para captar a luminosidade necessária. “Escolha vasos adequados ao porte das espécies”, recomendam. Em áreas externas, as possibilidades se ampliam. Havendo sol por algumas horas, de preferência na parte da manhã, é possível montar uma horta.
Montando um vaso
Ao montar sua floreira, jardineira ou vaso, se atente para que o modelo e o tamanho sejam compatíveis com a planta escolhida. “É imprescindível existir um orifício para escoamento de água. Sem ele, o substrato fica encharcado, contribuindo para o apodrecimento das raízes”.
A seguir, as paisagistas ensinam como montá-los:
Para garantir boa drenagem, deposite uma camada de argila expandida (ou cacos de telha, vaso ou pedriscos) no fundo do vaso; coloque uma manta de drenagem de poliéster (Bidim) entre a camada de drenagem e o substrato, impedindo que essas partes se misturem. Por ser permeável, o item funciona como um filtro, permitindo o escoamento da água, porém retém as partículas do solo; adicione uma camada de substrato preparado; desembale o torrão da muda com cuidado para mantê-lo intacto e assentá-lo na camada de substrato; complete os espaços ao redor com o substrato.
Como adubar e regar corretamente
Adube durante a implantação do jardim e repita o processo ao menos duas vezes ao ano. Já para a rega, não existe regra, vai depender do nível de umidade. “Em geral, o ‘teste do dedo’ vale para essa avaliação. Observe: se ao passar a mão, a terra nem ficar grudada, está na hora da rega”, ensinam as especialistas.
Mas, como toda regra tem exceção, as espécies como zamioculca, lança-de-são-jorge ou outras que abrangem as suculentas (cactos e violetas, por exemplo) devem ser regadas quando a terra estiver totalmente seca, evitando o excesso de água. Por isso, a dica é: não misture espécies com necessidades diferentes num mesmo canteiro ou vaso.
Plante temperos
Se você se preocupa com a qualidade de vida e alimentação saudável, vai adorar cultivar os seus próprios temperos em casa. Jaíce e Marina ensinam como fazer:
Para plantar, você vai precisar de:
Vasinhos de cerâmica, latinhas de alumínio, recipientes de achocolatado, garrafa pet na vertical e cortada ao meio. Vários materiais recicláveis podem ser usados, desde que tenham de 15 a 20 cm de diâmetro.Mudas de salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, manjericão, hortelã, pimenta etc.
Para montar, basta repetir os passos relacionados para o plantio da floreira, mas se atente para que o substrato escolhido seja de melhor qualidade, de matéria orgânica pura.
“Outra opção é fazer uma horta de parede, como a da foto. Basta dispor os vasinhos pendurados ou acomodá-los num painel com vários nichos”, ensinam as paisagistas. “A horta é uma ótima pedida para quem não tem muito tempo. As mudas citadas são ideais porque podem ser consumidas e vão se renovando por um bom tempo. Já a alface, por exemplo, acaba à medida que é consumida e necessita de reposição, de uma nova muda”.
Decore o seu jardim
Valorize o seu jardim ou, até mesmo, um vaso com luminárias, fontes, lanternas, comedouros ou esculturas próximas ao local. Você pode cobri-lo com pedriscos, seixos, pedras semipreciosas, casca de pinus em diversos tamanhos e cores, flocos de cerâmica, raspas de pneu coloridas, sementes, folhas desidratadas etc.
“Sua escolha dependerá do estilo do jardim e preferências pessoais. Em se tratando de elementos com volume, não se esqueça de pensar nas proporções em relação às plantas”, ressaltam as paisagistas.
Uma finalização unânime, segundo elas, é a cobertura com casca de pinus. É leve, atóxica, mantém a umidade, tem um custo-benefício bastante aceitável, protege o substrato, minimiza o espaçamento entre mudas e não interfere muito na composição cromática do ambiente, além de ser fácil sua manutenção e manuseio.