Luxo no parque nacional: conheça o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu
O hotel do grupo Belmond oferece experiências como o piquenique ao pôr-do-sol, repagina a carta de drinques e se prepara para comemorar o dia da onça pintada em 29 de novembro

Carmen Fukunari
Publicado em 23 de novembro de 2022 às 12h11.
Última atualização em 25 de novembro de 2022 às 11h19.
Construído nos anos 1950, o palácio cor de rosa do Hotel das Cataratas se destaca em meio ao exuberante verde do Parque Nacional de Foz do Iguaçu. Concedida ao grupo Belmond, o mesmo do luxuoso Hotel Copacabana Palace, o empreendimento teve um investimento de 13 milhões de reais em obras que terminam em 2023 e oferece conforto e experiências exclusivas localizado em uma das Sete Maravilhas do Mundo e considerada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco.
Com vista privilegiada para as cataratas e rodeado por floresta tropical, o Hotel das Cataratas oferece diversas experiências exclusivas. Amenities artesanais e um pequeno travesseiro bordado com o nome do hóspede cuidadosamente arrumado sobre a cama dão boas-vindas ao adentrar à espaçosa acomodação com pisos de madeira e móveis coloniais. O serviço de quarto é cuidadoso até com cabos de eletrônicos que são enrolados e amarrados delicadamente com lacinhos cor de rosa. Ao anoitecer, garrafa de água e docinho são colocados no criado-mudo, assim como o chinelo no tapetinho ao lado da cama.
Ao amanhecer e ao cair da tarde é possível avistar revoadas de pássaros pela janela do quarto. Em todo o entorno do hotel é comum observar espécies como tucanos, guacho e saíra-sete-cores. Pássaros estes que levam o nome de drinques do Bar Tarobá, recentemente criados pelo chefe de bar Nacir Zandona (que acabara de completar 30 anos de casa) e assessorado pelo do mixologista Alex Mesquita, um dos grandes nomes da coquetelaria do Brasil.
As criações utilizam ingredientes brasileiros como açaí, pitanga, tiquero (aguardente de mandioca), erva-mate e são cuidadosamente apresentados. O drinque Saíra 7 Cores (cachaça, suco de abacaxi e limão, manjericão e xarope de mel) é servido numa taça com formato exclusivo de pássaro e o Guacho (licor de açaí, suco de limão e xarope e espuma de gengibre), apresentados numa base de tricô lembrando o ninho desta espécie.

1 /4Caipirinha Onça Pintada: cachaça, tangerina, maracujá e açúcar(Tadeu Brunelli/TBFOTO/Divulgação)

2 /4Coquetel Gralha Picaça: tiquero (aguardente de mandioca), tangerina, limão, caju e clara de ovo(Carmen Fukunari/Exame)

3 /4Guacho, apresentado em seu “ninho”: licor de açaí, limão, xarope e espuma de gengibre(Carmen Fukunari/Exame)

4 /4Pampa: cachaça, cointreau, limão siciliano, manjericão e framboesa(Carmen Fukunari/Exame)
A preocupação em usar ingredientes brasileiros não é exclusividade apenas nos drinques autorais. A carta de cachaça do bar com 73 rótulos é o maior em um bar de hotel, explica Nacir, estudioso de cachaça e que conduz uma das experiências mais requisitadas do hotel: a degustação de cachaça harmonizada com queijos, geléias, chocolates e frutas, com valores a partir de 175 reais.
Os vinhos servidos no restaurante Itaipu também são regionais, sendo seis deles paranaenses, escolhas essas feitas pelo sommelier Deivid Machado de Moraes e pelo gerente de alimentos Fabio Pereira, que fizeram a curadoria e levaram em conta a escolha de vinícolas que se preocupam com a preservação ambiental.
O hotel ainda oferece uma lista de mais de uma dezena de experiências gastronômicas e de incursões pelo parque. O destaque fica com o piquenique ao pôr do sol. Com cardápio escolhido pelo hóspede com até quatro horas de antecedência, o cenário que se pode observar sentado no gramado de frente para a queda d’água das cataratas é uma das experiências mais requisitadas do hotel.
Uma das grandes vantagens de se hospedar dentro do parque é poder explorar as cataratas em horários exclusivos, antes mesmo da abertura dos portões para outros visitantes e encontrar famílias de guaxinins, pássaros raros e quem sabe até avistar uma onça pintada. São 24 animais vivendo livremente pelo parque.
Desde sua chegada, o grupo Belmond, contribui ativamente com a preservação e proteção dos animais nativos da região. No dia 29 de novembro, é comemorado o dia internacional da onça pintada e o hotel converte 100% de alguns ítens como o mascote Avati (uma oncinha de pelúcia) disponível na boutique do hotel, assim como um dos drinks mais populares do hotel, a Onça Pintada (caipirinha de cachaça orgânica, tangerina e maracujá que lembram as pintas das onças), na preservação da espécie.
Ainda em comemoração à data, o hotel terá em sua programação exposição e tours temáticos, e a simpática kombi cor de rosa (ícone que compõe a fachada do hotel), também será repaginada pela artista Heloisa Hariadne, com visual inspirado na natureza e nas onças pintadas.
→ O hotel conta com 187 apartamentos e suítes, e as diárias saem a partir de 1.795 reais+ taxas.
→ Hotel das Cataratas - Rodovia Br 469, Km 32, s/n Parque Nacional, Foz do Iguaçu, Paraná, (45) 2102-7000. https://www.belmond.com/hotels/south-america/brazil/iguassu-falls/belmond-hotel-das-cataratas/