Casual

Lama rivaliza com música no Festival de Glastonbury

A superestrela norte-americana Beyonce Knowles encerrou o festival na noite de domingo, fazendo sua estréia em Glastonbury três anos depois de seu marido, Jay-Z

Pessoas deixam o festival de Glastonbury, na fazenda Worthy, em Somerset. A lama ficará como recordação tão forte quanto a música (Cathal McNaughton/Reuters)

Pessoas deixam o festival de Glastonbury, na fazenda Worthy, em Somerset. A lama ficará como recordação tão forte quanto a música (Cathal McNaughton/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2011 às 15h03.

Pilton - A lama ficará como recordação tão forte quanto a música no Festival de Glastonbury deste ano, em que U2, Coldplay e Beyonce foram as atrações principais e 180 mil pessoas enfrentaram barro e chuva para ouvir seus grupos e artistas favoritos.

Chegar de um palco a outro na fazenda de 364 hectares no sudoeste da Inglaterra em que o festival foi realizado era um empreendimento trabalhoso, obrigando as pessoas a andar no "passo de zumbi".

Mesmo assim, muitos fã usando botas de chuva ficaram entalados na lama e dezenas acabaram estatelados no chão, com os rostos mergulhados na lama.

A paciência do público foi recompensada, e as capas de chuva foram trocadas por biquínis quando o sol saiu no sábado e domingo, facilitando os deslocamentos pela fazenda.

"Acho que a recordação principal será a lama", disse Matt Bennett, fã de 20 e poucos anos, sentado no palco Other para curtir o sol quente.

Sua amiga Amy Mortimer acrescentou: "Você se acostuma com a lama, e, quando o sol apareceu, pudemos nos concentrar na música."

Michael Eavis, fundador de Glastonbury e dono da pitoresca fazenda de vacas leiteiras onde o festival é realizado na maioria dos anos desde a década de 1970, elogiou o estoicismo do público do festival.

"Conseguimos sobreviver, mesmo sob as condições mais adversas", disse ela a repórteres. "Depois de 41 anos, somos sobreviventes."


Não haverá Festival de Glastonbury em 2012, ano de Olimpíadas em Londres. Eavis disse que já tem três grupos importantes reservados para a edição 2013 do festival, mas se negou a informar quais são.

A superestrela norte-americana Beyonce Knowles encerrou o festival na noite de domingo, fazendo sua estréia em Glastonbury três anos depois de seu marido, Jay-Z, ter surpreendido com o sucesso que fez no evento.

Jay-Z estava no meio da multidão agitada de dezenas de milhares de pessoas que assistiu ao show de alta energia em que Beyonce apresentou sucessos dela mesma, covers de músicas de outros artistas e uma fusão de faixas conhecidas de sua banda antiga, Destiny's Child.

"Quero que vocês todos saibam neste momento que estão assistindo a meu sonho", disse ela à multidão. "Eu sempre quis ser estrela do rock, e hoje somos todos estrelas do rock. Quero que vocês se percam na música."

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoEuropaIndústria da músicaMúsicaPaíses ricosReino Unido

Mais de Casual

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo

F1 oferece acesso privilegiado aos bastidores das corridas — e por um alto preço

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina