Carlos Sainz: espanhol conquista primeira pole position da carreira (ATPImages / Colaborador/Getty Images)
Agência O Globo
Publicado em 3 de julho de 2022 às 15h43.
Carlos Sainz jamais irá esquecer o fim de semana do GP de Silverstone. Após conquistar a sua primeira pole position da carreira, o piloto espanhol agora comemora a sua primeira vitória na Fórmula 1. E no que pode ser considerada a melhor corrida da temporada até aqui. Teve de tudo na Grã-Bretanha: problemas com Max Verstappen, erro de estratégia da Ferrari, uma batalha incrível no fim e pódio em casa para Lewis Hamilton.
O pódio foi completo pelo mexicano Sergio Perez, da Red Bull, além de Lewis Hamilton, da Mercedes. No campeonato, o líder segue sendo Max Verstappen, que terminou a corrida em 7º lugar. Principal concorrente do holandês ao título, o monegasco Charles Leclerc ficou na quarta colocação. A corrida também marcou os primeiros pontos do alemão Mick Schumacher na carreira, ficando em oitavo lugar.
Desde Fernando Alonso, também com a Ferrari em 2014, um piloto espanhol não vencia uma corrida na Fórmula 1.
O GP de Silverstone pode ser considerado o melhor da temporada devido a sua imprevisibilidade. Por bons e preocupantes motivos. O primeiro deles devido ao grave acidente que envolveu cinco pilotos logo na primeira curva. George Russell, da Mercedes, Alex Albon, da Williams, Esteban Ocon, da Alpine, e Yuki Tsunoda, da Alpha Tauri, foram envolvidos em menor escala. Mas quem teve maior impacto foi o chinês Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, que capotou e foi levado ao hospital. Ele passa bem.
A bandeira vermelha foi sinalizada pela direção de prova, o que acabou sendo o primeiro dos problemas de Max Verstappen. Na largada inicial, ultrapassou o então líder Carlos Sainz antes da primeira curva. Mas o acidente fez os pilotos retornaram às posições iniciais do grid. Na relargada, não conseguiu superar o piloto espanhol.
Verstappen ainda teria outros problemas. Na volta 23, assumiu a ponta, mas viu um detrito na pista afetar o seu pneu dianteiro e acabou sendo ultrapassado por Sainz e Leclerc. No retorno dos boxes, reclamou do assoalho e de perda de rendimento, comprovado na pista. O holandês encerrou em 7º lugar, mas por diversas vezes o piloto arriscou não completar entre os dez primeiros.
Então, virou um monólogo da Ferrari assistido de perto por Lewis Hamilton, que chegou a assumir a liderança em meio as paradas da scuderia italiana e voltou a liderar um GP desde Abu Dhabi, em 2021. Mas, a corrida foi decidida em um erro de estratégia da Ferrari. Quando Esteban Ocon teve problemas no motor e forçou a entrada do safety car, Leclerc não foi para os boxes.
Sainz, sim. Assim como Pérez e Hamilton. Todos colocaram pneus macios, enquanto o monegasco seguiu com duros gastos. Faltando 12 voltas para o fim, não conseguiu manter a sua posição e ficou fora do pódio. Pra não dizer que o fim de semana foi ruim para a Ferrari, a vitória de Carlos Sainz faz os italianos e espanhóis sorrirem.