Rua em Edimburgo, na Escócia: o evento mais esperado desta edição será o ''Speed of Light'' (Velocidade da Luz), um espetáculo de luz e som (ChrisYunker/ Creative Commons)
Da Redação
Publicado em 9 de agosto de 2012 às 20h42.
Edimburgo (Reino Unido)- Em paralelo e influenciado pela realização dos Jogos de Londres, o Festival Internacional de Edimburgo iniciou nesta quinta-feira sua 65º edição, que apresentará quase mil espetáculos na capital escocesa até o dia 2 de setembro.
Por conta do festival, que já teve quase 9 mil entradas vendidas, milhares de turistas já se encontram nas ruas, praças e jardins de Edimburgo para acompanhar as apresentações musicais e as peças teatrais populares, entre outras atividades.
Habitualmente, o festival é dedicado a um país específico, mas, devido à realização dos Jogos de Londres, os organizadores buscaram ''um toque mais global'' e com uma maior presença do esporte, explicou hoje à Agência Efe o diretor do festival, Jonathan Mills.
Embora o mundo esteja de olho em Londres, Mills está convencido que o interesse dos turistas também chegará a outras partes do Reino Unido, incluindo Edimburgo, que terá inúmeros atrativos e já conta com um bom número de visitante.
Segundo o diretor, o evento mais esperado desta edição será o ''Speed of Light'' (Velocidade da Luz), um espetáculo de luz e som em que milhares de atletas subirão correndo a colina de ''Arthur''s Seat'', que conta com 250 metros de altitude e está situada no centro da cidade.
Além do aspecto futurista e de dezenas de luzes, as roupas usadas pelos atletas nessa escalada também contará com aparato eletrônico capaz de reproduzir a música que a ''Rádio Orchestra'' interpreta de um estúdio, sendo que o volume da música varia de acordo com a velocidade dos participantes.
''The Fringe'', um dos sete eventos que ocorre em Edimburgo durante o mês de agosto, apresentará várias atividades relacionadas aos Jogos de Londres, entre elas o espetáculo ''The Games'', da companhia ''Club Noir Burlesque'', que possui seis horas de duração e que conta com até 2 mil artistas.