Acompanhe:

Fantasias de Carnaval simples e fáceis para a última hora

Confira o passo a passo para fantasias de Carnaval tanto para crianças, quanto para adultos

Modo escuro

Mesmo na véspera do feriado, ainda dá tempo de produzir a própria fantasia. (MesquitaFMS/Getty Images)

Mesmo na véspera do feriado, ainda dá tempo de produzir a própria fantasia. (MesquitaFMS/Getty Images)

J
Julia Storch

Publicado em 16 de fevereiro de 2023, 14h21.

Última atualização em 24 de fevereiro de 2023, 12h21.

Os preparativos para o Carnaval já começaram. Após dois anos, a expectativa é grande para o retorno dos blocos de rua com fantasias surpreendentes. Mas, quem ainda não se preparou para ainda tem tempo para produzir a própria fantasia. Pensando nisso, o Head de Branding da Brandili, Jefferson Back, ensina o passo a passo para fantasias tanto para crianças, quanto para adultos.

Fantasia de joaninha

Você vai precisar de uma calça legging, tule, fita de cetim para um melhor acabamento, tesoura, fita adesiva e TNT preto. Corte tiras do tule e utilize a fita para uni-las, formando uma cortina. Em seguida, coloque ao redor da calça legging e amarre o tule, criando um tutu. No TNT, você vai cortar círculos de tamanhos variados e, depois, poderá fixá-los com a fita adesiva na blusa. As asinhas da joaninha você pode encontrar em diversas lojas de fantasias.

Fantasia de pirata

Na montagem dessa fantasia, você vai precisar de uma bermuda preta e de uma blusa básica para customizar. Itens como o chapéu e o colete do pirata são fáceis de encontrar em lojas de fantasias ou de R$1,99. Já para confeccionar o cinturão vermelho, você vai precisar de uma faixa de EVA vermelha, tesoura, linha e botões para abrir e fechar o acessório. Recorte na circunferência da cintura, cole e está pronta.

Fantasia de bailarina

Para esta fantasia são necessários poucos materiais: um shorts ou saia, tule, tesoura e fita de cetim para um melhor acabamento. O ideal é que os três itens tenham cores iguais ou parecidas. Corte tiras do tule e utilize a fita para uni-las, formando uma cortina. Em seguida, coloque ao redor da saia ou shorts e amarre o tule. Complete o look com uma regata básica e sapatilha. Ah, aposte também nos acessórios de cabelo, deixando a fantasia ainda mais completa e divertida.

Fantasia de gatinha

Aposte em um shorts-saia preto e uma blusa básica cinza. O truque fica para os detalhes, como o laço preto de fita de cetim no pescoço e a tiara de orelhinhas de gato, que você encontra facilmente em lojas de fantasias ou de artigos de R$1,99.

Fantasia de Super Raio

Para essa fantasia, separe uma camiseta básica azul e uma bermuda preta. Você vai precisar também de feltro ou TNT, fita adesiva e da ajuda de uma tesoura. Escolha as cores que a criança preferir para o feltro ou TNT e, em seguida, recorte o raio e a fivela para o cinto. Use uma faixa de feltro/TNT para fazer o cinto e fixe a fivela com fita adesiva ou cola. Faça o mesmo para fixar o raio na camiseta e pronto.

Ideias de fantasias para crianças. (Divulgação/Divulgação)

Maquiagem para o Carnaval

Após os blocos, quando chegar em casa, mesmo cansada da folia, não se esqueça de retirar toda maquiagem e glitter antes de dormir. Segundo a dermatologista Mariana Veloso, é importante retirar todos esses produtos, já que seus resíduos são como poluentes para a pele, que contribuem para os sinais do envelhecimento precoce, entupimento dos poros e, consequentemente, o surgimento de cravos e espinhas.

“Para remover a maquiagem, mas principalmente o glitter sem provocar arranhões e coceiras na pele, utilize hidratante facial, corporal ou óleo de banho e com o auxílio de um algodão retire o glitter, após isso vale usar uma água micelar para retirar todo o resto de maquiagem. Além disso, siga seu ritual diário de cuidados com a pele, limpando, tonificando e hidratando com produtos de acordo com o seu tipo de pele. Vale lembrar que nunca devemos dormir com maquiagem”, recomenda.

Como fazer glitter biodegradável em casa

De acordo com a mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro, apesar de ser quase unanimidade no carnaval, o glitter convencional tornou- se um grande vilão por proporcionar reações alérgicas recorrentes em quem utiliza e causar um impacto negativo no ecossistema. “Essas purpurinas são feitas de plástico, mais especificamente alumínio e polietileno tereftalato (PET). Além de levar centenas de anos para se decompor, o micro tamanho desses brilhos também causa problemas ao meio ambiente, já que essas partículas chegam facilmente aos oceanos e são ingeridas pelos peixes”, explica Karina.

Para curtir a folia sem prejudicar a pele e o meio ambiente, a farmacêutica ensina como fazer seu próprio glitter biodegradável em casa com materiais como mica e legumes e arrasar nos bloquinhos. Além de orgânico, o glitter pode ser aplicado no rosto sem riscos de alergias ou irritações.

Para fazer glitter em casa é preciso:
- 24g de gelatina incolor em pó sem sabor
- meia xícara de água (que pode ser colorida com o cozimento de beterraba ou cenoura)
- Mica natural

Em um copo, coloque meia xícara de água com a cor que preferir e adicione a gelatina em pó, após isso com auxílio de uma colher misture a coloração e a água. Nessa etapa da receita, você pode usar tanto a coloração natural, com a água do cozimento dos legumes, ou usar a mica. Deixe em descanso por dez minutos hidratando e aqueça para dissolver toda a gelatina.

Utilize um recipiente liso para colocar todos os ingredientes, como uma assadeira e espalhe com o auxílio de um pincel, para que se forme uma película bem fina como uma folha. Deixe descansar por seis horas e triture esta folha com auxílio de um liquidificador ou multiprocessador, é importante deixar as partículas bem pequenas. Caso prefira deixar o “glitter” bem fininho, você pode passá-lo em uma peneira. Além disso, é possível utilizar micas naturais para dar um brilho extra e arrasar nas festas de carnaval.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Créditos

Júlia Storch

Júlia Storch

Repórter de CasualFormada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Culturas Digitais pela Universidade de Maastricht. Escreve sobre cultura e lifestyle desde 2015, na EXAME desde 2020. Foi repórter na revista ELLE Brasil.