Dois vinhos da Toscana que conquistaram Philippe de Nicolay Rothschild

Cobalto Vermentino e Samma Cabernet Franc 2017, ambos do Val delle Rose, ganharam um espaço especial na coleção do fundador do e-commerce Edega
 (Kirill Rudenko/Getty Images)
(Kirill Rudenko/Getty Images)
M
Matheus DoliveiraPublicado em 05/04/2022 às 09:00.

Depois de recomendar dois vinhos obrigatórios para conhecer Toscana, o francês Philippe de Nicolay Rothschild, fundador do e-commerce Edega, fala de outros dois exemplares produzidos na região italiana que ganharam espaço na sua edega. 

"São dois vinhos totalmente diferentes. Um é branco e é produzido na região de Maremma, um vilarejo perto do oceano. Ele leva uva Vermentino e me surpreendeu muito", explica Rothschild. "O segundo vinho é um Cabernet Franc, variedade francesa que funciona super bem na região da Toscana", diz. 

Os vinhos aos quais Rothschild se refere são o Val delle Rose Cobalto Vermentin e o Samma Cabernet Franc 2017 DOC Maremma, ambos produzidos no Val delle Rose pela famosa e prestigiada família Cecchi. 

Em parceria com a EXAME, a Edega oferece descontos exclusivos aos leitores, mesmo para os não associados ao clube da marca. Quem comprar por meio do link da EXAME ganha 10% de desconto em todo o portfólio. Para isso, é só acessar o site do e-commerce por meio desse link e, na hora de concluir o cadastro obrigatório, selecionar a opção “Exame” na aba “Como nos conheceu”.

Val delle Rose Cobalto Vermentino

(Edega/Divulgação)

Com uma cor amarela palha profunda, imediatamente este vinho demonstra uma alta intensidade de aromas tropicais, frutas amarelas e especiarias doces, em torno de uma mineralidade fresca e um floral que lembra um Riesling. No paladar é amplo e tem um caráter varietal. O vinho mostra toda a sua juventude, com notas de maturação em barrica ainda bem presentes, combinando com os sabores de panificação e de baunilha. Esse conjunto, que poderia parecer pesado, é muito bem sustentado por uma bela acidez, que proporciona a tal da 'drinkability' e tem um final fresco. Preço: 425,00 no edega.com.br

Samma Cabernet Franc 2017 DOC Maremma

(Edega/Divulgação)

Este vinho impressiona de primeira. Com uma cor profunda e rica anuncia um vinho de grande classe. Samma é a expressão máxima do Cabernet Franc do Val delle Rose, um vinho de grande complexidade e elegância, no puro estilo SuperToscano. Apresenta um conjunto de aromas ricos e solares devido ao clima mediterrâneo e aromas frescos, mentolados e minerais oriundos da casta e do terroir. Na boca segue o mesmo patamar de qualidade e de precisão, com os taninos polidos e um final longo e elegante. Esse Cabernet Franc entra como um sério concorrente aos melhores exemplares dessa casta em nosso portifólio. Recebeu 94 pontos de Luca Maroni. Preço: 670,00 reais no edega.com.br.