Director Guild indica mulher e minorias para premiações em 2018
A diretora de "Lady Bird", Greta Gerwig, foi uma das quatro nomeadas pela 1º vez por um dos grupos mais influentes em Hollywood
Reuters
Publicado em 11 de janeiro de 2018 às 21h40.
Los Angeles - Diretores de Hollywood nomearam uma mulher e duas pessoas negras para premiações de filmes em 2018 nesta quinta-feira em um line-up que favoreceu os recém-chegados sobre veteranos como Steven Spielberg.
A diretora de "Lady Bird", Greta Gerwig, foi uma das quatro nomeadas pela primeira vez pela Directors Guild of America (DGA), um dos grupos mais influentes em Hollywood porque muitos de seus membros também são eleitores na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que escolhe os Oscars.
Apenas uma mulher - Kathryn Bigelow - já ganhou o Oscar de melhor direção apesar dos esforços das mulheres por trás das câmera em Hollywood nos últimos anos. Vários homens latinos e o taiuanês Ang Lee ganharam o prêmio.
Gerwig, de 34 anos, é acompanhada pelo mexicano Guillermo del Toro por "A Forma da Água", o primeiro diretor negro, Jordan Peele, pela sátira de terror racial "Corra!" e o britânico Martin McDonagh pela comédia "Três Anúncios para um Crime". O diretor britânico Christopher Nolan ganhou uma quarta indicação ao DGA pelo drama de guerra "Dunkirk".
Spielberg, cujo filme "The Post - A Guerra Secreta" atraiu o forte atenção no mês passado, "Mulher Maravilha", dirigido por Patty Jenkins, e o diretor italiano Luca Guadagnino, cujo romance homossexual "Me Chame pelo Seu Nome" está no topo da lista de críticas, todos foram ignorados pela DGA.