Novo Capitão América mostra que mesmo os mocinhos às vezes cometem crimes pela segurança mundial
Capitão América: O Soldado Invernal estreia nos cinemas brasileiros em 10 de abril
Da Redação
Publicado em 25 de março de 2014 às 09h46.
Em O Primeiro Vingador, como o título deixa claro, a história do Capitão América cumpriu a função de apresentar as origens do super-herói da Marvel. Apesar de ser uma introdução do personagem ao que viria pela frente em Os Vingadores, a trama deixou muito a desejar. Mas, parece que a Marvel estava disposta a mudar essa imagem do filme inicial e traçou uma história simplesmente sensacional em Capitão América: O Soldado Invernal.
Após os acontecimentos de Os Vingadores, Steve Rogers (Chris Evans) luta para se adaptar ao século 21 e esquecer os terríveis acontecimentos da década de 1940. É nesse momento que entra Scarlett Johansson no papel de Viúva Negra, recrutando Rogers para uma nova missão da S.H.I.E.L.D no Oceano Índico. Nessa missão secreta, observamos o trabalho da equipe de efeitos especiais, em cenas de tirar o fôlego. Numa delas, o Capitão América usa técnicas acrobáticas que mais parecem de MMA.
Capitão América: O Soldado Invernal tem uma trama bem estruturada e mostra que até mesmo a S.H.I.E.L.D pode guardar grandes mistérios, capazes de abalar o mundo todo ou até mesmo destruí-lo. A partir desse contexto, a história engrena de forma impressionante. A mensagem transmitida no filme é que boas pessoas às vezes têm de fazer coisas ruins para manter a segurança do mundo, o que se transforma num dilema moral para o Capitão.
O novo Capitão América é definitivamente um filme de suspense, a ação é tensa, a lealdade de certos personagens é incerta e existem reviravoltas a todo momento. Mas os elementos políticos são pouco desenvolvidos. Isto não é necessariamente um problema. O estranho é a importância dada ao personagem que dá o título ao novo filme, o Soldado Invernal. Ele aparece com poucas falas, de forma bem enigmática, e só bem depois vamos saber de onde esse terrível vilão surgiu. Ao invés de ser o condutor, ele fica congelado na trama.
//www.youtube.com/embed/qUQa3Z1-ASg?list=UUItRs-h8YU1wRRfP637614w
Mas fique tranquilo, pois as narrativas paralelas com o restante do elenco não vão deixar você piscar os olhos. Nick Fury (Samuel L. Jackson) protagonizará uma das cenas mais eletrizantes de perseguição dos últimos tempos. Nesse momento, guarde a pipoca e o refrigerante para não sujar o cinema, de tão espetacular. Outro ponto positivo é o papel da Viúva Negra, que além de nos entreter com sua beleza estonteante dá show nas cenas de lutas e inteligência em todo o filme seu desempenho a faz merecer um filme solo.
O bom humor do Capitão América foi um grande acerto da produção nesta sequência da Marvel, pois mostra um lado mais divertido do personagem. Lembra como no primeiro filme o Capitão América parecia mais durão e carrancudo? Ele continua, mas neste filme Steve Rogers está com a língua bem mais afiada em suas piadas.
Por fim, Capitão América 2 transmite o valor da verdadeira amizade, da importância de se ter um amigo leal.
Capitão América: O Soldado Invernal é produzido por Kevin Feige, dirigido por Anthony e Joe Russo, a partir de um roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. No elenco estão Chris Evans, Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Cobie Smulders, Frank Grillo, Emily VanCamp e Hayley Atwell, Robert Redford e Samuel L. Jackson. O filme estreia no dia 10 de abril (quinta-feira) nos cinemas brasileiros.
Cenas extras (spoilers!) Como qualquer produção da Marvel, os créditos finais dão uma prévia do que vem pela frente. A novidade é uma amostra de Os Vingadores: A Era de Ultron que tem previsão de estreia em 2015, vamos aos detalhes da cena.
Após a queda da S.H.I.E.L.D e da HIDRA, vemos o Barão Wolfgang von Strucker (Thomas Kretschmann) no seu laboratório subterrâneo. Seus homens têm o cetro de Loki (?) e dois prisioneiros especiais com eles, o Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) e a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen). O desengonçado Mercúrio passa de um lado para o outro da sua cela, enquanto a Feiticeira Escarlate usa a força do seu pensamento para tentar fugir da prisão. Strucker, bem sarcástico afirma que uma "Era de Milagres" se aproxima.
Além de Os Vingadores, também há uma cena do vilão Soldado Invernal indo a uma exposição sobre o Capitão América, onde conta detalhes sobre sua história antes de virar um soldado da HIDRA (ele não lembra que Rogers era seu amigo).
Veja 18 imagens do filme 'Capitão América 2':