Com covid-19, cartunista Laerte Coutinho é internada em UTI em São Paulo
Filho da cartunista afirmou que o quadro "requer cuidados mais rigorosos" e que ela deve permanecer pelo menos uma semana na UTI
Estadão Conteúdo
Publicado em 26 de janeiro de 2021 às 17h46.
Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 11h11.
A cartunista Laerte Coutinho, que havia anunciado o diagnóstico de covid-19 na sexta-feira, 22, foi internada na UTI do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, nesta segunda-feira, 25.
O quadrinista Rafael Coutinho, filho da artista de 69 anos, divulgou a informação em um texto publicado em suas redes sociais.
Ele afirmou que o estado da cartunista "ainda não é grave", mas que "requer cuidados mais rigorosos" e que ela deve permanecer pelo menos uma semana na UTI.
Com passagens pelo Estadão, Folha de S.Paulo e jornais icônicos de resistência durante a ditadura como o Pasquim, Laerte é uma das principais cartunistas da velha guarda do Brasil, ao lado de Ziraldo, Angeli, Glauco e outros nomes.
Conhecida pela criação de diversos personagens, como os Piratas do Tietê, o super-herói de moral questionável Overman e o crossdresser Hugo/Muriel, que alterna suas representações de gêneros e brinca com os preconceitos contra transsexuais.
Desde 2009, Laerte assumiu sua identidade LGBT+ e suas charges passaram a representar, com frequência, situações vividas por crossdressers ou pessoas transgênero.
Leia um trecho da nota divulgada por Rafael Coutinho:
"Escrevo aqui em nome da família, para atualizá-los sobre a condição de saúde dela. Como muitos já sabem, Laerte está internada com covid desde o dia 21 de janeiro, no Incor. Está sendo supervisionada pelo dr. Ubiratan Paula Silva. A condição piorou lentamente, e ela foi internada na UTI na noite passada. O estado ainda não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos. Ela deve ficar por, no mínimo, mais uma semana lá, e estamos acompanhando dia a dia a evolução, na torcida para que melhore.
Agradecemos a todes que mandaram mensagens de apoio e carinho, se disponibilizando a ajudar das formas mais variadas. Obrigada, em nome da Laerte, é bonito demais ver o amor de todes pelo meu pai."