Casual

Canadá desbanca França com melhor camembert do mundo

O L’Extra, da Agropur, feito em Saint-Hyacinthe, no Quebec, foi eleito melhor queijo camembert do mundo

 (poplasen/Thinkstock)

(poplasen/Thinkstock)

Daniela Barbosa

Daniela Barbosa

Publicado em 20 de março de 2018 às 12h02.

Última atualização em 20 de março de 2018 às 12h05.

São Paulo – A cada dois anos, o World Cheese Championship elege os melhores queijos do mundo em diversas categorias. Neste ano, para surpresa de muitos, o melhor camembert eleito não é produzido na França e sim no Canadá.

O estreante na competição L'Extra, da Agropur, feito em Saint-Hyacinthe, no Quebec, foi escolhido o melhor camembert do mundo e desbancou o aclamado Isigny Sainte-Mère, da Normandia, que ficou com a 12ª posição no ranking deste ano.

O camembert é uma espécie de queijo cremoso originário da região da Normandia, no noroeste da França. O resultado da competição não agradou a todos e gerou certo desconforto entre a imprensa francesa e canadense.

Segundo os jornais franceses, a classificação só pode ser reflexo de uma crise que os produtores de queijo da Normandia enfrentam há quase uma década. Perder, no entanto, para um queijo novato canadense é inoportuno e ofensivo.

Já para os canadenses, independente do mau momento vivido pelos fabricantes franceses, destroná-los é sempre uma grande satisfação.

Para alívio e honra dos franceses, na classificação geral, o queijo de cabra Esquirrou, produzido na região de Pirenéus Atlânticos, foi eleito o melhor do mundo.

Neste ano, mais de 3.400 queijos de 26 diferentes países participaram do World Cheese Championship. A competição aconteceu em Madison, no estado americano de Wisconsin no início deste mês.

Acompanhe tudo sobre:comida-e-bebidaQueijosRankings

Mais de Casual

Mansão de R$ 19 milhões em SC tem vista de tirar o fôlego; amplie fotos

Secretos, mas nem tanto: conheça bons bares estilo speakeasy em São Paulo

O que a Hering leva para o casamento com o Grupo Azzas 2154

Trem do Pampa: novo passeio no RS oferece paisagens deslumbrantes e degustação de vinho

Mais na Exame