Cockpit Senna: fabricada e vendida nos Estados Unidos (Marca Senna/Divulgação)
Ivan Padilla
Publicado em 11 de janeiro de 2023 às 11h59.
Última atualização em 11 de janeiro de 2023 às 12h09.
Se você busca uma cadeira de escritório nova em 2023, talvez não exista nada mais exclusivo que o lançamento unindo duas referências brasileiras de projeção internacional: a fabricante de aeronaves Embraer e a marca com o nome do tricampeão Ayrton Senna.
Desenvolvida com tecnologia aeroespacial e de pista, tipicamente encontrada em suas respectivas indústrias, a Embraer e a marca Senna agora se uniram para construir uma cadeira de escritório que proporciona uma experiência única, dentro do conceito de ser “o piloto de sua própria vida”.
A cadeira Senna Cockpit combina materiais vistos nos mais lendários carros da Fórmula 1 e no interior de aviões. Projetada para ser uma cadeira de escritório aeroespacial e inspirada em um conceito de aeronave chamado “PULSE” da Embraer, Senna Cockpit terá apenas 22 unidades produzidas no mundo. O preço? em torno de US$ 35 mil, sem imposto. A cadeira é produzida e vendida nos Estados Unidos.
"Ayrton era muito apaixonado e determinado. Ele estava em constante busca da melhor versão de si mesmo, dentro e fora das pistas. Inspirado por sua mentalidade, Senna Brands busca assinar produtos que possam melhorar o desempenho e o estilo de vida das pessoas”, diz Bianca Senna, CEO da Marca Senna.
Segundo a executiva e sobrinha do tricampeão mundial, ao entrar no projeto com a Embraer a única certeza era que a Senna Cockpit tinha de ser algo diferente. “Teria de ser algo inovador e com tecnologia que somente nossas marcas poderiam oferecer: um ‘cockpit real,”, afirma.
Afinal, por que Ayrton Senna foi o melhor piloto de todos os tempos?
Senna Cockpit usa materiais como couro integral, alumínio usinado e fibra de carbono reforçada com grafeno, algo inédito na produção atual de móveis. Segundo as marcas, a cadeira tem o poder de flutuar e girar dentro de sua própria base, espelhando o movimento visto a bordo das aeronaves executivas Embraer.
Todos os detalhes da Senna Cockpit foram pensados e projetados para trazer sofisticação. O icônico "S" de Senna aparece tanto no encosto da cabeça quanto na parte de trás da cadeira. O sobrenome do tricampeão mundial também é colocado na base do equipamento, destacando a força da marca Senna, que representa os valores e características do piloto, como a busca pela perfeição.
Com a cadeira executiva, a marca Senna expande seu portfólio de produtos e aumenta sua presença em vários segmentos de mercado. Senna Cockpit mistura os estofos azul-marinho com costuras douradas e acabamento. A cadeira também tem o detalhe de ter as cores do capacete Ayrton no rótulo.
A Senna Cockpit tem 1,22 metro de altura, 47 centímetros de largura no encosto e 66 centímetros na base, e pesa 37 quilos. A cadeira foi desenvolvida com base na parceria de fabricação entre a Embraer e a Metalcrafters Transparencies and Composites, Inc., fornecedor líder de componentes automotivos e aeroespaciais avançados.
A série presta homenagem à vitória de Senna em 1986 no Grande Prêmio de Detroit de Fórmula 1 no dia 22 de junho — por isso, a série limitada inclui exatamente 22 cadeiras. Foi neste dia em que Ayrton levantou a bandeira brasileira para celebrar sua vitória, resgatando o orgulho nacional que havia sido ferido no dia anterior com a eliminação da Copa do Mundo de futebol na derrota por pênaltis contra a França.
A cadeira é produzida e vendida pela Metal Crafters nos Estados Unidos. Se você ficou intertessado, o contato é sjoseph@mtccorp.com.