Campeão Ben Ainslie diz que não irá aos Jogos de 2016

O velejador, que já ganhou 5 medalhas olímpicas, disse que quer focar na America's cup

Londres - O velejador britânico Ben Ainslie, dono de cinco medalhas olímpicas, entre 1996 e 2012, anunciou nesta terça-feira que não vai lutar por mais uma nos Jogos do Rio, em 2016.

"Minha carreira olímpica foi fantástica, mas quero deixar claro que agora quero focar na America's Cup", afirmou o iatista à emissora britânica "BBC". Ainslie, de 35 anos, ainda explicou que a decisão foi "muito dura".

Sua vencedora história olímpica começou em Atlanta, em 1996, quando conquistou sua primeira medalha, de prata na classe Laser, prova que terminou com a vitória de Robert Scheidt. Quatro anos depois veio o troco no brasileiro e o ouro em Sydney 2000.

Quatro anos depois, o britânico iniciou o domínio absoluto na classe Finn, com três ouros nos Jogos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012. Este ano, inclusive, Ainslie abriu o revezamento da tocha olímpica em Land"s End, o ponto mais a oeste da Inglaterra.

Com as cinco medalhas, Ainslie está ao junto de Scheidt e Torben Grael como os iatistas mais laureados na história olímpica. Em número de ouros, o britânico é o grande recordista.

"Estou muito orgulhoso do que alcancei em Jogos Olímpicos, mas acho que esta decisão me ajuda a deixar claro quais são minhas metas e objetivos", comentou Ainslie.

O britânico ainda completou que, mais do que um novo rumo na carreira, ele dá largada para um desejo antigo. "Desde menino sonhei em fazer parte de uma equipe vencedora da America's Cup. Quero trazê-la outra vez ao Reino Unido, onde tudo começou em 1851", explicou o velejador.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.