Há 75 anos, o Bar Brahma ocupa a icônica esquina da Ipiranga com a São João, no centro de São Paulo, imortalizada por Caetano Veloso. Palco de música e cultura brasileiras, o bar se tornou referência tanto para os saudosistas quanto para os que buscam o som tradicional que embala gerações.
O centro de São Paulo, que viveu tempos de glória, agora passa por um processo de revitalização, acompanhado de perto pela Fábrica de Bares — responsável não só pelo Bar Brahma, mas também pelo Riviera, Filial, Blue Note e Bar dos Arcos, cada um com sua proposta única.
Agora, o grupo dá mais um passo ousado e leva o icônico Bar Brahma para a Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, a quase 20 quilômetros do endereço da matriz. O novo espaço, com 500 m², está localizado no Open Mall The Square e conta com dois ambientes — um salão principal e uma varanda — que se integram à proposta do shopping de unir natureza, praticidade e gastronomia.
Assinado pela agência de design Abdou, o projeto homenageia a história do bar com destaques cenográficos, como um hall da fama com fotos de artistas que marcaram presença no Bar Brahma, entre eles Adoniran Barbosa e Demônios da Garoa. A abertura está programada para o dia 26 de outubro.
Cardápio e feijoada com samba
A programação musical é diária, com o objetivo de agradar aos mais diversos públicos, e traz artistas que já são residentes da unidade original, como Ivo Meirelles e Matheus Minas e Leandro. A grande novidade é a feijoada de sábado, com samba comandado por Thobias da Vai-Vai.
O cardápio segue a tradição da matriz, oferecendo pratos como a feijoada, o picadinho, o favorito do Cauby e o famoso filé à parmegiana para compartilhar. O Chopp Brahma, com seu clássico colarinho de três dedos, continua sendo a estrela, acompanhado de drinques clássicos e autorais, incluindo as caipirinhas famosas da casa.
Serviço: SP-270, km 22 - Lageadinho, Cotia. Open Mall The Square - Piso Alameda (acesso também pelo Piso Praça).
Horário de funcionamento:
- Segunda e terça das 11h30 às 16h
- Quarta e quinta das 11h30 às 23h
- Sexta e sábado das 11h30 à 01h
- Domingo das 11h30 às 20h
-
1/10
Rafa Costa e Silva: depois de passagem por restaurantes europeus premiados, está no comando do Lasai, o primeiro colocado neste ranking da Casual Exame.
(Rafa Costa e Silva: depois de passagem por restaurantes europeus premiados, está no comando do Lasai, o primeiro colocado neste ranking da Casual Exame.)
-
2/10
Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio
(2º lugar - Origem (Salvador). Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Origem: pesquisa sobre o povo brasileiro para desenvolver o cardápio.)
-
3/10
Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano
(3º lugar - A Casa do Porco (SP). Prato da Casa do Porco, em São Paulo: apesar do cardápio com base em carne suína, existe a opção de menu vegetariano)
-
4/10
Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez
(Experiência no Oteque: apenas para 30 pessoas por vez)
-
5/10
(5º lugar - Maní (SP). Além dos pratos à la carte, o restaurante tem o superautoral menu degustação (680 reais, sem harmonização) e o menu de três cursos, servido também no jantar por 280 reais, com entrada, prato principal e uma sobremesa, além de um belisquete.)
-
6/10
Prato do Nelita: trajetória de sucesso em apenas três anos
(6º lugar - Nelita (SP). A degustação (590 reais), de 11 etapas, é servida apenas no balcão, no jantar, de terça-feira a sábado, e todos os pratos da sequência podem ser pedidos à la carte.)
-
7/10
Os chefs Kafe e Dante BassI, ela alemã, ele baiano: trabalho em parceria no D.O.M antes de abrirem o próprio restaurante
(7º lugar - Manga (Salvador). Os chefs Kafe e Dante BassI, ela alemã, ele baiano: trabalho em parceria no D.O.M antes de abrirem o próprio restaurante.)
-
8/10
Luis Filipe Souza, do Evvai: uma estrela pelo Guia Michelin
(8º lugar - Evvai (SP). A sequência de 11 tempos do menu degustação (799 reais, sem harmonização) propõe uma viagem sensorial pelas texturas e contrastes em pratos como a salada de abóbora, o linguini de pupunha e lula “alle vôngole”, que revisita a clássica pasta fredda italiana, e no macio sorvete de cogumelos de Santa Catarina servido com caldo aveludado e quente de galinha d’Angola.)
-
9/10
Prato do Fame Osteria: speakeasy à la italiana
(9º lugar - Fame Osteria (SP). O chef Marco Renzetti serve apenas menu degustação de 11 etapas (640 reais), que muda diariamente, com poucas repetições.)
-
10/10
Manu Buffara, do Manu: primeiro restaurante do Brasil comandado por uma mulher a servir apenas menu degustação
(10º lugar - Manu (Curitiba). Desde 2011 Manu Buffara comanda o Manu, em Curitiba, o primeiro restaurante do Brasil comandado por uma chef mulher a servir apenas menu degustação — custa 720 reais, sem harmonização.)