Casual

As novidades do streaming e das artes plásticas para o fim de semana

Para aproveitar o fim de semana, confira as estreias no streaming e as novas exposições de arte em São Paulo

La Casa de Papel, série da Netflix (Netflix/Divulgação)

La Casa de Papel, série da Netflix (Netflix/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 12 de julho de 2019 às 06h00.

Última atualização em 12 de julho de 2019 às 06h00.

As novas temporadas dos seriados “La Casa de Papel” e “Suits”, uma exposição imersiva no Farol Santander e a mostra do escultor Carlos Bevilacqua são as dicas de EXAME VIP para os momentos de folga. Confira:

Reminiscências, de Carlos Bevilacqua

“Eu não trabalho com formas. Trabalho com forças”. É assim que o escultor carioca define sua obra, que evoca os móbiles de Alexander Calder. Bevilacqua utiliza materiais como madeira e aço em suas configurações mais simples ou frágeis – linha, ponto, círculo, esfera – e parece querer testar os limites físicos de suas composições, aparentemente estáveis mas também prestes a desabar.

Para criar a obra “Ensaio Sobre Linhas Concretas”, para citar um exemplo, ele construiu uma complexa estrutura com linhas de aço, interrompida por molas, parábolas e círculos, que cruzam uma sala da galeria de parede a parede.

A mostra coincide com o lançamento do livro, publicado pela Editora Cobogó, a respeito dos 30 anos de carreira do artista carioca. A publicação tem introdução assinada pelo próprio artista, depoimentos de colegas, texto crítico de Paulo Sergio Duarte e uma entrevista concedida a Luiz Camillo Osorio. Onde: Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, Rua Fradique Coutinho, 1.500, São Paulo. Até 10 de agosto.

Reminiscências, de Carlos Bevilacqua

Reminiscências, de Carlos Bevilacqua (Carlos Bevilacqua/Divulgação)

Metaversø

Com curadoria de Antonio Curti, a mostra ocupa o 22° e o 23° andar do Farol Santander, no centro paulistano, com cinco obras comissionadas, concebidas por coletivos e artistas que vivem na cidade. São eles: Sala 28 e AYA Studio, que debutam num espaço expositivo, Bijari, Vigas, Bloco e Wesley Lee. Todos tiraram do papel instalações imersivas e sensoriais que se valem de projeções, laser e lâmpadas de led, além de fundamentos da arquitetura, da ótica e da tecnologia.

A proposta era conceber novos universos. O veterano coletivo Bijari, conhecido pela cenografia de montagens teatrais festejadas, imaginou uma cidade dominada pelas plantas em sua instalação “Horizonte Utópico”. “Reta-Curva”, do grupo Sala 28, reflete sobre as transformações possíveis na relação entre tempo e espaço.

O artista multimídia Leandro Mendes, por sua vez, mais conhecido como Vigas, reflete a imagem dos visitantes inúmeras vezes, capturando todos em sua obra. Onde: Farol Santander, Rua João Brícola, 24, Centro, São Paulo. Até 15 de setembro.

Metaverso, no Farol Santander

Metaverso, no Farol Santander (Farol Santander/Divulgação)

Suits, 9ª temporada

Depois de incontáveis mudanças de nome e configuração, o escritório de advocacia sediado em Manhattan chega à nova temporada da série - a última - como Zane Spectre Litt Wheeler Williams. E novamente com futuro incerto. Para salvar Harvey, interpretado por Gabriel Macht, da ira da Ordem dos Advogados, Robert Zane (Wendell Pierce) assume a culpa do parceiro.

As atenções agora se voltam à protegida dele, Samantha Wheeler (Katherine Heigl), inserida na série como substituta de Meghan Markle, hoje Duquesa de Sussex, e também a um disco-riscado, a dificuldade de Harvey em assumir o papel de Donna (Sarah Rafferty) em sua vida. Os roteiristas prometem explorar mais a vida pessoal dos protagonistas, que serão forçados a decidir exatamente quem são e que tipo de advogados querem ser.

A temporada derradeira de “Suits” coincide com o lançamento do spin-off da série, “Pearson”. A estrela principal é Jessica Pearson (Gina Torres), a outrora toda poderosa advogada de Nova York, agora às voltas com os golpes baixos da política na prefeitura de Chicago. Onde assistir: Netflix, 17 de julho.

Suits: oitava temporada chega à Netflix

Suits: oitava temporada chega à Netflix (Ian Watson/USA Network/Divulgação)

La Casa de Papel, 3ª temporada

A série espanhola que virou um sucesso mundial chega à terceira temporada. No final da segunda, depois do assalto à Casa da Moeda e de uma fuga bem sucedida, os espectadores são informados de que, um ano depois, o crime segue sem solução e os ladrões continuam foragidos. Mas é claro que o Serviço Secreto Nacional não pretende deixar por isso mesmo.

Cérebro do golpe, o Professor, vivido por Álvaro Morte, é o protagonista do teaser divulgado pela Netflix da nova temporada. Diz ele: “Todos os que entendem essa máscara como um símbolo de resistência também entenderão o motivo de nossa volta. A polícia deteve um dos nossos. E o mantém em paradeiro desconhecido. Não tínhamos intenção de voltar, porém, diante desta situação, nos vemos obrigados a reagir. Desta vez, vamos fazer algo grande"

Criada por Álex Pina e dirigida por Jesús Colmenar, a série também traz no elenco Pedro Alonso, Najwa Nimri, Úrsula Corberó, Jaime Lorente e Alba Flores, entre outros. Onde assistir: Netflix, estreia 19 de julho.

La Casa de Papel, série da Netflix

La Casa de Papel, série da Netflix (Netflix/Divulgação)

Acompanhe tudo sobre:Artes visuaisMuseusNetflixSériesTelevisão

Mais de Casual

20 anos de romance: descubra Charleston por meio das locações de Diário de Uma Paixão

Recém-lançada, Ferrari de quase R$ 4 milhões já vendeu 20 unidades no Brasil

O supercarro português de luxo que chega ao mercado por R$ 9 milhões

Dia Nacional do Coquetel: 9 drinques clássicos revisitados para provar em São Paulo

Mais na Exame