Casual

Artista de rua italiano encara racismo transformando suásticas em cupcakes

"Cuido da minha cidade substituindo símbolos de ódio por coisas deliciosas de comer", disse Pier Paolo Spinazze, de 39 anos, cujo pseudônimo é Cibo – "comida" em italiano

Artista Pier Paolo Spinazze, perto de Verona. (Chiara Negrello/Reuters)

Artista Pier Paolo Spinazze, perto de Verona. (Chiara Negrello/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de novembro de 2021 às 11h27.

Suásticas na parede se transformam em cupcakes gigantes com glacê roxo, e as palavras "meu Hitler" viram "meus muffins". Tudo em um dia de trabalho do artista de rua italiano que combate o racismo transformando grafites maldosos em comida.

"Cuido da minha cidade substituindo símbolos de ódio por coisas deliciosas de comer", disse Pier Paolo Spinazze, de 39 anos, cujo pseudônimo é Cibo – "comida" em italiano.

Em uma manhã ensolarada recente, ele foi alertado por um de seus 363 mil seguidores de Instagram que havia suásticas e ofensas raciais em um túnel pequeno nos arredores de Verona.

Lá foi ele, usando seu chapéu de palha e seu colar de linguiças recheadas característicos, e se pôs a trabalhar com sua sacola de tintas enquanto carros passavam buzinando.

Ele cobriu as ofensas com uma fatia brilhante de pizza margherita e salada caprese, composta de muçarela, tomates e manjericão. Uma suástica foi transformada em um tomate vermelho enorme. Enquanto ele criava os murais no túnel, cada um dos quais exigiu cerca de 15 minutos, pessoas passavam de carro debruçando-se nas janelas para observar e acenar. Um professor de arte abaixou o vidro para elogiar o trabalho.

Nos últimos anos, grupos de direitos humanos vêm alertando para o racismo crescente na Itália na esteira de uma imigração em massa da África. A cultura fascista e o ditador dos tempos da guerra Benito Mussolini ainda têm muitos admiradores.

Mais de Casual

50 Best: Don Julio é melhor restaurante da América Latina; veja lista

Os melhores livros de 2024, segundo o Financial Times

Armani Ristorante: o encontro entre moda e culinária italiana

Mais de 100 etapas de trabalho artesanal são necessárias para a construção de uma caneta Montblanc