Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

A argila tem sido usada há séculos como um ingrediente natural na rotina de cuidados com a pele devido aos seus benefícios terapêuticos e estéticos. Ela é rica em minerais essenciais que oferecem diversos benefícios para a saúde e aparência da pele. Dependendo do tipo, ela também pode auxiliar no tratamento de problemas como acne, inflamações e irritações, graças às suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

A seguir, confira alguns tipos de argila que podem ser utilizados na pele e os seus respectivos benefícios:

1. Argila verde

A argila verde é rica em minerais como silício, alumínio, potássio, ferro e cálcio. Ela é conhecida por ser adstringente, purificante e desintoxicante. Por isso, é ideal para peles oleosas e acneicas, pois ajuda a controlar a oleosidade, a desobstruir os poros e a reduzir a aparência de cravos e espinhas.

2. Argila vermelha

A argila vermelha é rica em óxido de ferro, o que lhe confere a cor avermelhada. Ela possui propriedades tonificantes, estimulantes e revitalizantes. Por isso, é indicada para peles maduras, pois ajuda a melhorar a elasticidade da pele e a estimular a circulação sanguínea.

3. Argila branca

A argila branca é suave e delicada. Ela possui propriedades cicatrizantes, purificantes e clareadoras, sendo indicada para peles sensíveis e delicadas. Inclusive, é ótima para acalmar irritações, suavizar a pele e promover um efeito iluminador.

4. Argila rosa

A argila rosa é uma combinação da branca e da vermelha. Ela possui propriedades suavizantes, regeneradoras e equilibrantes. Por isso, é recomendada para peles sensíveis e delicadas, pois proporciona uma limpeza suave, auxilia na renovação celular e ajuda a equilibrar a oleosidade.

5. Argila preta

A argila preta é rica em minerais e possui propriedades purificantes, desintoxicantes e esfoliantes. Por isso, é indicada para peles oleosas e acneicas, auxiliando na remoção de impurezas, na absorção do excesso de oleosidade e no combate a cravos e espinhas.

Cuidados com a utilização

É importante lembrar que antes de usar qualquer tipo de argila no rosto, é recomendado fazer um teste de sensibilidade em uma pequena área da pele para verificar se ocorre alguma reação adversa.

Além disso, é sempre bom seguir as instruções de uso e respeitar o tempo de aplicação recomendado. Em caso de dúvidas ou condições específicas da pele, é aconselhável consultar um dermatologista.

Créditos

Últimas Notícias

ver mais
Amazon lança evento inédito no Brasil com 48 horas de descontos exclusivos
Casual

Amazon lança evento inédito no Brasil com 48 horas de descontos exclusivos

Há 3 horas
12 restaurantes para pedir pratos refrescantes em São Paulo
Casual

12 restaurantes para pedir pratos refrescantes em São Paulo

Há 5 horas
Museu do Amanhã recebe Nova Bienal Rio Arte e Tecnologia
Casual

Museu do Amanhã recebe Nova Bienal Rio Arte e Tecnologia

Há 6 horas
Conheça na próxima viagem: 9 cidades ideais para fazer turismo a pé
Casual

Conheça na próxima viagem: 9 cidades ideais para fazer turismo a pé

Há 8 horas
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais