5 jatos executivos exibidos em feira de aviação inglesa
Confira alguns modelos de destaque em uma das principais feiras de aviação do mundo, que acontece em Hampshire até o dia 15 de julho

Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2012 às 17h50.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
São Paulo – Comprado recentemente pelo ator Jackie Chan – que se tornou o “embaixador” da Embraer na China - o jatinho executivo Legacy 650 é um dos representantes brasileiros na Farnborough International Airshow, feira de aviação que vai até o próximo domingo. O modelo é o maior da linha Legacy, produzida pela Embraer, e pode transportar até 13 passageiros, com uma cabine de quase 47 metros cúbicos. Com quatro passageiros, a aeronave pode alcançar até 7.223 quilômetros e o preço gira em torno de 30 milhões de dólares.

2 /5(Divulgação)
A Embraer também levou para a feira inglesa outro de seus produtos da linha Legacy, mas em forma de maquete em tamanho real. O Legacy 500, que terá seu primeiro exemplar pronto só entre o final de 2013 e o início de 2014, terá seu preço em torno de 20 milhões de dólares. Neste avião de médio porte, a empresa aplicou conceitos de aeronaves maiores, trazendo mais conforto e tecnologia para os viajantes e pilotos. O Legacy 500 tem capacidade para oito passageiros e alcance de mais de quatro mil quilômetros.

3 /5(Divulgação)
Esse modelo, que também participa da feira na Inglaterra, é usado por ninguém menos do que Eike Batista, o homem mais rico do Brasil e, atualmente, avaliado como o 46º mais rico do mundo, segundo levantamento recente da revista Forbes. A aeronave americana Gulfstream G550 custa mais de 60 milhões de reais e tem itens que mesclam luxo, como persianas elétricas e porcelana chinesa, e necessidades de executivos, como impressora, comunicação via satélite e conexão wireless. A velocidade máxima do Gulfstream G550 é de 950 quilômetros por hora e a autonomia de voo ultrapassa 12 mil quilômetros. Com dois motores Rolls-Royce, o modelo tem capacidade para transportar até 18 pessoas confortavelmente.

4 /5(Divulgação)
O alcance do jato executivo francês Dassault Falcon 2000XL é de mais de 7,4 mil quilômetros, com uma velocidade máxima que chega a 685 quilômetros por hora. A aeronave, que participa da feira em Hampshire, na Inglaterra, tem um volume de cabine de 29 metros cúbicos, que comporta até seis passageiros. Um destaque desse modelo é a sua rapidez na decolagem, sendo capaz de alcançar 12.500 metros de altura em apenas 19 minutos - gastando menos combustível do que a concorrência na mesma categoria. O preço do Dassault Falcon 2000XL gira em torno dos 30 milhões de dólares.

5 /5(Divulgação)
Com capacidade para até 19 passageiros, o Bombardier Global 6000 é outro modelo de peso em exibição na feira de Farnborough. Além do conforto e da tecnologia de um sistema multimídia completo, a aeronave tem uma performance imponente, impulsionada por duas turbinas Rolls-Royce Deutschland BR710A2-20. Sua velocidade máxima pode chegar a 950 quilômetros por hora e o alcance pode chegar a 11 mil quilômetros. O custo desse luxo é de aproximadamente 50 milhões de dólares.