Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

A primavera deste ano está marcada por temperaturas mais estáveis em todo o país. O tempo mais ameno permite um aproveitamento melhor da natureza e dos espaços, criando um cenário perfeito para atividades ao ar livre, piqueniques em parques e jardins floridos, além de inspirar a renovação dos ambientes internos das casas, trazendo cores e elementos naturais que refletem o espírito rejuvenescedor da estação.

Para a arquiteta Luciana Patriarcha, especialista em interiores, esta estação refloresce os ambientes de um lar, trazendo mais serenidade. “Com cores mais alegres, a primavera traz mais vida para os ambientes, pode ser nas capas das almofadas ou no jogo de cama, um toque de colorido é sempre bem-vindo”, diz.

Abaixo, a arquiteta lista cinco dicas para deixar sua casa adequada para a estação do ano.

1. Aproveite cores mais alegres e vibrantes

Esta é uma época do ano perfeita para adicionar cores aos espaços da casa. Segundo a especialista, é possível utilizar tons vivos e vibrantes, como rosa, amarelo, laranja e verde. “Essas cores refletem a alegria e o renascimento da primavera, criando um ambiente mais alegre e energizante”, enfatiza.

Para deixar os espaços equilibrados, a arquiteta também dá outras dicas: “O ideal é trabalhar com tons que remetem a natureza como verde, azul, terra e tons pastéis, para criar uma atmosfera mais tranquila e relaxante. Essas cores podem estar presentes nas paredes, móveis, almofadas, cortinas e outros elementos decorativos”, indica Luciana.

2. Utilize flores na decoração

Durante a primavera, as flores se destacam. Por isso, inseri-las nos ambientes é uma ótima maneira de deixar a casa com a cara dessa estação. Nesse sentido, Luciana recomenda utilizar: orquídeas, violetas africanas, begônias, gerânios, azaleias, lírios-da-paz, cravos, margaridas e rosas.

“Além da beleza, essas flores também podem perfumar o ambiente e criar uma atmosfera fresca e agradável. Elas são conhecidas por suas cores vibrantes e fragrâncias encantadoras, além de serem relativamente fáceis de cuidar em ambientes internos”, diz a arquiteta.

No entanto, ainda de acordo com a profissional, ao optar por usar as flores na decoração, é preciso se certificar que elas recebam a quantidade adequada de luz solar, água e nutrientes. Dessa forma, elas podem florescer de maneira saudável e bonita.

3. Insira biofilia na sua casa

O design biofílico, por meio de elementos naturais ou que se assemelham a eles, procura resgatar em projetos arquitetônicos e de interiores o contato com a natureza. Dessa maneira, a primavera, por exemplo, é uma ótima época do ano para intensificar essa conexão.

“Introduza plantas em diferentes espaços e use materiais naturais para criar um ambiente mais próximo da natureza. A biofilia proporciona um ambiente mais conectado com os elementos naturais, então podemos adicionar plantas em diferentes espaços da casa”, recomenda Luciana.

Além disso, segundo a arquiteta, também é possível utilizar na decoração dos ambientes outros itens que remetem à natureza, como elementos naturais: madeira, pedras e conchas. Vale usar e abusar da criatividade!

4. Aproveite a iluminação natural

Aproveitar a luz solar durante esta época do ano também é uma forma de trazer mais a natureza para dentro do lar. “A iluminação natural sempre é capaz de trazer uma sensação mais aconchegante para a nossa casa, então uma boa dica é aproveitá-la ao máximo durante a primavera. Sempre que possível, abra as cortinas e permita que a luz solar entre nos cômodos. Isso, além de economizar energia, traz uma sensação de conexão com o ambiente externo, tornando sua casa mais convidativa e revigorante”, ressalta a arquiteta.

5. Se atente aos detalhes e utilize materiais naturais

Segundo Luciana, os detalhes podem fazer toda a diferença na decoração da casa. Por isso, ela recomenda escolher móveis e acessórios feitos com materiais sustentáveis, como bambu, rattan, cortiça e tecidos orgânicos.

“Além disso, selecione estampas e padrões que remetam à natureza, como folhagens, flores ou paisagens, para almofadas, cortinas, tapetes e outros elementos decorativos. Esses elementos podem trazer texturas e cores da natureza para os ambientes, criando um ambiente mais harmonioso e revitalizante”, finaliza.

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Do tecido aos botões: saiba como escolher o costume ideal
Casual

Do tecido aos botões: saiba como escolher o costume ideal

Há 16 horas

United escolhe São Paulo para abrir primeira loja 'conceito' da América Latina
Casual

United escolhe São Paulo para abrir primeira loja 'conceito' da América Latina

Há 18 horas

Vinho italiano de André Esteves é eleito o melhor do mundo em 2023 por revista dos EUA
Casual

Vinho italiano de André Esteves é eleito o melhor do mundo em 2023 por revista dos EUA

Há um dia

O melhor bar de Brasília, segundo ranking EXAME Casual 2023
Casual

O melhor bar de Brasília, segundo ranking EXAME Casual 2023

Há um dia

icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais