-
1. Imperdíveis
zoom_out_map
1/12 (Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas)
São Paulo – O Cristo Redentor, no
Rio de Janeiro, é o melhor ponto turístico do Brasil, segundo levantamento do TripAdvisor, e o 9º mais bem avaliado em todo o mundo. O
ranking, batizado de Travelers’ Choice Atrações, é elaborado com base nas avaliações dos próprios usuários do TripAdvisor. Na mais recente edição, 700 atrações de diferentes partes do mundo foram premiadas. O levantamento inclui também rankings específicos para diferentes regiões, como África, Ásia, Caribe, Europa, América do Sul, Pacífico Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Veja nas imagens 10 atrações turísticas do país preferidas pelos viajantes.
-
2. 1 - Cristo Redentor, no Rio de Janeiro
zoom_out_map
2/12 (Rich Press/Bloomberg)
Localizado no alto do Morro do Corcovado, o Cristo Redentor é um dos locais mais conhecido do Brasil em todo o mundo. A atração foi eleita o melhor ponto turístico do país na avaliação de viajantes de todo o mundo, segundo levantamento do TripAdvisor. O cartão postal já foi eleito também uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, segundo pesquisa da New Seven Wonders Foundation, da Suíça. Fundado em outubro de 1931, mais de 600.000 pessoas visitam o local todos os anos.
-
3. 2 – Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro
zoom_out_map
3/12 (Tania Rêgo/ABr)
Também no Rio de Janeiro, a segunda melhor atração turística do país é o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Projetado pelo famoso arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva, o prédio foi inaugurado em 1906 e, inicialmente, abrigou a sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Na década de 1920 passou ao comando do Banco do Brasil. Somente nos anos 80, no entanto, que o BB decidiu transformar o local em um centro cultural a fim de resgatar o valor simbólico e arquitetônico do espaço. O CCBB foi inaugurado em outubro de 1989, tornando-se um dos centros culturais mais importantes do país.
-
4. 3 – Catedral Metropolitana, em Brasília
zoom_out_map
4/12 (REUTERS/Jamil Bittar/Arquivo)
Assim como outros monumentos de Brasília, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Embora a pedra fundamental da Catedral tenha sido lançada em 1958, somente em 1970 o espaço foi devidamente inaugurado. Formado por dezesseis colunas de concreto que resultam em uma área circular de setenta metros de diâmetro, o monumento abriga obras importantes, como quatro esculturas em bronze, de Alfredo Ceschiatti, que representam os evangelistas.
-
5. 4 – Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu
zoom_out_map
5/12 (Arquivo/Agência Brasil)
A segunda maior produtora de energia do mundo é também uma das principais atrações turísticas do país, segundo o TripAdvisor. A Usina Hidrelétrica de Itaipu, construída a partir de uma parceria entre o Brasil e o Paraguai, desde que foi aberta para visitação recebeu mais de 1,6 milhão de turistas.
-
6. 5 – Teatro Amazonas, em Manaus
zoom_out_map
6/12 (Mario Tama/Getty Images)
Com uma série de entraves que adiou por muitos anos a sua inauguração, o teatro Amazonas foi fundado no final do século de XIX e figura como um dos cartões postais mais importantes de Manaus. Desde a sua inauguração, o espaço foi palco de importantes espetáculos, como óperas, operetas, musicais, peças de teatro, shows, festivais, grupos de dança, corais e orquestras O teatro também abriga em um de seus espaços um museu reservado à memória da cidade de Manaus.
-
7. 6 – Praça da Liberdade, em Belo Horizonte
zoom_out_map
7/12 (Embratur)
Localizada no alto da Avenida João Pinheiro, a Praça da Liberdade está entre os pontos turísticos mais importantes de Belo Horizonte e também do país. Construído em 1903, o local passou por uma grande reforma na década de 1920, ganhando traçado geométrico, inspirado nos jardins do Palácio de Versailles. Inicialmente, a Praça foi projetada para abrigar a sede do poder mineiro, composta pelos prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado. Hoje, o espaço é muito utilizado também para lazer e práticas de esportes.
-
8. 7 – Catedral de Pedra, em Canela
zoom_out_map
8/12 (Divulgação/Catedral de Pedra)
A Igreja Matriz de Canela, conhecida como Catedral de Pedra, começou a ser construída em 1953, ficando totalmente pronta somente na década de 80. A Igreja é toda revestida de pedra basalto e está entre os principais prontos turísticos da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. Com 65 metros de altura, outro destaque da Catedral é o carrilhão de doze sinos de bronze, fabricado pela fundição Giacomo Crespi, na Itália.
-
9. 8 – Igreja de São Francisco, em Salvador
zoom_out_map
9/12 (Creative Commons)
O 8º ponto turístico do Brasil é também um dos mais antigos também. A Igreja de São Francisco foi erguida entre os séculos XVII e XVIII e é considerada um um importante monumento que representa o Barroco brasileiro. A igreja possui exuberante decoração interna com todas as superfícies do interior - paredes, colunas, teto, capelas - revestidas de intrincados entalhes e douraduras. Estima-se que pelo menos uma tonelada de ouro tenha sido usada na construção do monumento.
-
10. 9 – Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gramado
zoom_out_map
10/12 (Marcelo Curia / Viagem e Turismo)
Outro importante ponto turístico do Rio Grande do Sul é a Igreja Matriz São Pedro, localizada na cidade de Gramado. O monumento foi construído inicialmente em madeira e mais tarde ganhou revestimento de pedras basálticas. Os vitrais, que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo, são outro espetáculo à parte do monumento.
-
11. 10 – Mosteiro de São Bento, em São Paulo
zoom_out_map
11/12 (Hernan Reig/Viagem e Turismo)
O Mosteiro de São Bento é um importante símbolo da cidade de São Paulo. Construído há mais de 400 anos, o Mosteiro está localizado no Largo São Bento, região central da capital paulista, e figura como um dos principais pontos históricos da cidade.
-
12. Falando em turismo...
zoom_out_map
12/12 (Thinkstock)