Carreira

Você pode usar o metaverso para ganhar mais dinheiro em sua profissão; entenda como

O mundo virtual em três dimensões que o metaverso propõe representa uma nova maneira de consumir, interagir com outras pessoas e trabalhar

Metaverso: (Getty Images/Getty Images)

Metaverso: (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2022 às 11h27.

Última atualização em 13 de dezembro de 2022 às 17h47.

Você tem uma reunião de diretoria às 10h. Para se preparar, compra uma camisa nova e um sapato que acabou de ser lançado. Paga em criptomoedas, usando parte do lucro que conquistou vendendo uma NFT valiosa.

Antes da call, aproveita para checar o apartamento que acaba de comprar na Decentraland. Terminado o encontro, faz academia num ambiente especial que utiliza realidade aumentada. Sem esquecer que, ao fim do dia, sua turma de amigos vai se encontrar para uma partida de pôquer. E tudo isso aconteceu na sala de sua casa.

Este é o metaverso: se você ainda não vivenciou alguma dessas experiências, saiba que o momento vai chegar. Já está acontecendo, na verdade. Tudo o que você leu acima, desde encontros de negócios até cultos de igrejas, passando por atividades físicas e venda de roupas e utensílios para avatares, já existe.

O mundo virtual em três dimensões que o metaverso propõe representa uma nova maneira de consumir, interagir com outras pessoas – e trabalhar. E o fato é que não é preciso ser especialista em tecnologia para explorar o melhor deste novo universo.

Ainda que, é claro, ele apresente uma série de oportunidades profissionais incríveis para especialistas em TI, de programadores a desenvolvedores de avatares. Mas todas as profissões serão transformadas, de uma forma ou de outra, pelas oportunidades que o metaverso apresenta.

QUERO CONHECER AS OPORTUNIDADES PROPORCIONADAS PELO METAVERSO PARA A MINHA PROFISSÃO

Há vagas

Vendedores. Publicitários. Arquitetos. Corretores imobiliários. Influencers. Professores. Especialistas em segurança digital. Designers gráficos. Especialistas em pesquisas de mercado e análise de tendências.

Gerentes de produtos. Especialistas em marketing. Profissionais de Recursos Humanos capazes de desenvolver treinamentos e práticas de recrutamento em ambiente digital. Gestores de investimentos e manutenção de patrimônio. Especialistas em direito digital – e suas implicações no mundo físico. Desenvolvedores de sistemas de atendimento ao consumidor utilizando chatbots com características de avatares.

O céu é o limite: o metaverso replica, de forma virtual, todas as complexidades da vida em sociedade. Se hoje a tecnologia imersiva está apenas começando a ganhar escala, no futuro próximo ela vai se tornar onipresente. E quem estiver preparado vai sair na frente.

Como aconteceu com a internet, há 30 anos, agora não é preciso ser especialista em tecnologia. Mas é crucial entender como as ferramentas funcionam. Para isso, a dedicação é crucial.

O foco neste novo cenário vai diferenciar aqueles que serão mais bem sucedidos, inclusive no ambiente físico – quem utiliza redes sociais e aplicativos de troca de mensagens na rotina de trabalho sabe o quanto não há mais diferença entre os ambientes, da internet ou das ruas.

Tudo converge para a experiência mista, inclusive as demandas por redução de emissões, que já vinham transformando a mobilidade e a vida no trabalho antes mesmo da pandemia. A verdade é que tudo, do 5G ao home office, passando pela telemedicina e pela explosão do e-commerce, conspira a favor desta nova era da internet e da conectividade.

Os profissionais de todas as áreas e perfis vão se ver desafiados a criar seus próprios avatares, dedicar tempo a circular pelos ambientes digitais em três dimensões, entender a utilização da Inteligência Artificial e desenvolver a capacidade de captar e analisar dados, disponíveis em quantidades cada vez maiores.

QUE TAL USAR O METAVERSO PARA GANHAR MAIS? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DE SÉRIE GRATUITA

Carreira no metaverso

Para ajudar os profissionais, de todas as áreas de atuação, a fazer uma imersão neste novo mundo, a EXAME oferece quatro aulas gratuitas com o tema “Carreira no metaverso”. A professora é Izabela Anholett, CTO da EXAME.

Ela é formada em administração e logo no seu segundo emprego como trainee escolheu a área de tecnologia para construir a sua carreira.

Com mais de 13 anos de trajetória em Tecnologia da Informação, ao longo de sua carreira, atuou em todas as verticais de TI como SAP, infraestrutura, governança, sistemas legados e operação. 

Sua especialidade está em integrar a área de Tecnologia ao centro dos negócios onde atuou.

SAIBA MAIS SOBRE AS QUATRO AULAS “CARREIRA NO METAVERSO”.

Acompanhe tudo sobre:Metaverso

Mais de Carreira

Concurso público 2025: veja as mais de 7 mil vagas para concurso com salários de até R$ 30 mil

Lazy Job: o que é a nova tendência da Geração Z e o impacto dela para a sua carreira

Os 7 hábitos que fazem qualquer profissional perder promoções – veja se comete algum deles

Profissão home office, com poucas barreiras e salários acima da média está em alta para 2025