Veja 5 características mais valorizadas por recrutadores
Especialista enumerou algumas características que os recrutadores buscam nos candidatos na hora contratá-los
Da Redação
Publicado em 21 de julho de 2015 às 20h53.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h37.
São Paulo - Encontrar vagas abertas neste ano não está nada fácil. Desde janeiro, foram fechados mais de 345.417 postos de trabalho com carteira assinada, segundo dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Para piorar a situação, as empresas estão cada vez mais exigentes. Um bom currículo acadêmico, com graduação, pós-graduação ou MBA, não é mais a "menina dos olhos" dos recrutadores. De acordo com o consultor e sócio da consultoria corporativa TIEX, Samuel Lopes, as empresas buscam profissionais modernos, que entendem como a empresa funciona. “São aqueles funcionários que vestem a camisa da empresa com atitudes primordiais especialmente neste momento de crise”, diz. Mas, como ser um destes e conquistar uma vaga ou uma promoção? Lopes enumerou algumas características que os recrutadores buscam nos candidatos. Veja abaixo quais são:
Sem essa de "já fiz o suficiente". Mostrar que você tem uma sede por conhecimento e que gosta de ir além é fundamental para conquistar qualquer posição. "Você pode não estar sendo pago para ajudar seu colega de setor, ou para participar de projetos além de suas atividades diárias,mas desta maneira você estará colaborando para o crescimento da companhia", diz Lopes. "E, se ainda está em dúvida se deve ou não mudar sua postura, lembre-se que empresas que não crescem dificilmente geram oportunidades. Pessoas que não se destacam têm menor chance de promoção."
Você não é obrigado a concordar com todos os planos, planejamentos, ideias ou imposições de seu chefe, mas antes de dizer apenas NÃO, reflita sobre alguma outra perspectiva. Converse, exponha seu ponto de vista. "Os líderes precisam de pessoas que pensem, que questionem, que não tenham medo de falar quando não concordam com alguma coisa! Se sua perspectiva for sugerida de maneira construtiva e respeitosa, mesmo sendo contraria a ideia inicial do seu líder, ao final ele te agradecerá pelo input."
Segundo Lopes, o profissional precisa mostrar que tem uma visão sistêmica, analisar onde sua área impacta em outra e tentar de alguma forma ajudar outras áreas a serem mais eficientes. "Deve-se sempre pensar no futuro, verificando onde todos podem ter problemas, e assim promover discussões no sentido de se antecipar a esses problemas tomando medidas para evitá-los."
Saber lidar com pessoas que não têm o mesmo perfil que o seu é um desafio e tanto - mas é preciso. Na opinião do consultor, ter uma equipe com diferentes pontos de vista significa mais eficiência e maior performance.
Ter coragem para abandonar práticas que um dia já tiveram sucesso é necessário. Se arriscar com ideias novas e propor mudanças fará de você um profissional preparado para um cargo de gestão. "As empresas modernas e principalmente hoje, em tempos de crise,procuram profissionais com este perfil. Aplicando essas atitudes em seu dia a dia, você terá um enorme diferencial para oferecer à empresa que trabalha e certamente alavancará sua carreira."
Agora saiba como negociar seu salário com o recrutador
Mais lidas
Mais de Carreira
Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam AltmanSam Altamn diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'