Tem medo de perder o emprego para a IA? Metade dos trabalhadores diz que sim; veja como se atualizar
Pesquisa da Microsoft mostra que 49% dos entrevistados estão preocupados com a substituição de suas funções atuais por ferramentas de IA; veja como usar a IA a seu favor
Content Writer
Publicado em 13 de outubro de 2023 às 08h00.
Ser substituído pela inteligência artificial é a preocupação de 49% dos trabalhadores ouvidos por uma pesquisa da Microsoft, divulgada no primeiro semestre de 2023. Segundo o estudo, o medo desses profissionais é que, com o avanço da IA, as empresas decidam delegar funções para a tecnologia na tentativa de economizar dinheiro, melhorar a produtividade e alcançar melhores resultados.
As conclusões do levantamento mostram que esse medo não está restrito aos colaboradores do setor de tecnologia, mas em diferentes segmentos. Com o lançamento e popularização do ChatGPT, em novembro de 2022, a preocupação ganhou mais força.
- Procuram-se profissionais que queiram alavancar a carreira usando inteligência artificial
- O que saber para começar a trabalhar com inteligência artificial? Respondemos 9 dúvidas frequentes
- Sem exigir conhecimento prévio, websérie gratuita prepara profissionais para trabalhar com IA
- VR abre inscrições para o Programa de Estágio 2024
- Os 5 erros mais comuns que você deve evitar se quer trabalhar com inteligência artificial
- A nova aposta de Sam Altman: fabricar os próprios chips para o ChatGPT
Mas será que essa é uma ameaça real? Profissionais vão perder o emprego para a IA? Para executivos e empresários do setor, parece que a resposta é negativa.
Especialistas no tema afirmam que a inteligência artificial não vai roubar os empregos . O que deve acontecer, na visão deles, é que profissionais que souberem utilizar a ferramenta vão se destacar.Equem ficar para trás poderá perder oportunidades profissionais.
A boa notícia é que não faltam posições de trabalho no setor de inteligência artificial. De acordo com o Relatório de Tendências Globais de Talentos do LinkedIn, as vagas em IA mais que triplicaram no Brasil nos últimos dois anos. Além disso, em todo o mundo, candidaturas em IA cresceram 17% mais rápido que em posições que não envolvem a tecnologia.
De olho em quem deseja sair na frente e encontrar oportunidades para se destacar no mercado, elencamos algumas dicas para utilizar a IA a seu favor . Confira abaixo.
Saiba como se tornar o profissional mais valorizado do mercado em série gratuita da EXAME
Use a IA para melhorar sua produtividade
A inteligência artificial pode ser uma importante aliada para melhorar a eficiência operacional dos colaboradores e, assim, alcançar melhores resultados para a empresa – além de destaque profissional para os funcionários.
Em especial para tarefas repetitivas e manuais, é possível aplicar a tecnologia para ganhar tempo. Quando for preciso analisar grande quantidade de dados, a IA pode trazer mais agilidade. Se for o caso de aperfeiçoar a tomada de decisão, a inteligência pode analisar informações históricas e indicar o melhor caminho a ser escolhido.
Fique de olho nas novas profissões
Nos próximos cinco anos, mais de 75% das empresas devem incorporar a Inteligência Artificial em seus negócios . Com isso, muitas profissões devem passar a existir. É o caso dos Engenheiros de Prompt, que treinam ferramentas de IA, e os Especialistas em Ética da IA, responsáveis pela regulação, segurança e governança por trás da inteligência.
Ficar de olho nessas novas profissões é importante para não deixar nenhuma oportunidade passar. Muitas vezes, essa pode ser a chance para migrar de carreira ou conseguir uma promoção.
Invista em capacitação profissional
Capacitação profissional é fundamental para adquirir o conhecimento necessário para implementar a tecnologia dentro das organizações. Pensando nisso, a EXAME desenvolveu a série Carreira em Inteligência Artificial voltada para quem deseja liderar projetos em IA, independentemente da sua área de atuação.
As aulas vão ao ar entre os dias 16 e 24 de outubro, de forma online e totalmente gratuita. Ela é apresentada pela CTO da EXAME Izabela Anholett, que possui mais de 13 anos de atuação na área de Tecnologia e vasta experiência como líder em projetos de inovação, modernização de processos e aplicação de Inteligência Artificial nas rotinas da empresa.
Ao final da série, todos os participantes recebem um certificado para incluir no currículo.
Veja motivos para acompanhar a série sobre inteligência artificial da EXAME:
- 100% online – acompanhe sem sair de casa;
- Receba certificado de participação ao final da série;
- Gratuita – capacite-se sem gastar nada;
- Série apresentada por Izabela Anholett, CTO da EXAME.
Para participar, é simples: clique aqui e realize sua inscrição sem pagar nada .
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME