Salão do Estudante: Destaque desse ano será a participação de universidades portuguesas, que vai responder por um quarto das instituições (Salão do Estudante/Divulgação)
Repórter de Carreira
Publicado em 10 de março de 2023 às 06h03.
Neste sábado, 11, começa o Salão do Estudante em São Paulo, um dos maiores eventos de educação do país.
Voltado para estudantes que querem tirar dúvidas sobre cursos de graduação, pós-graduação, programas intercâmbio e aprendizado de idiomas, nesta edição o evento irá reunir mais de 200 instituições de ensino de diferentes países.
Além da edição na capital paulista que vai até domingo (12), também haverá edições em outras cinco capitais: Rio de Janeiro em Copacabana (14 de março), Rio de Janeiro na Barra (15 de março), Brasília (17 de março), Salvador (19 de março), Curitiba (21 de março) e Belo Horizonte (23 de março).
Um destaque dessa edição é a alta participação de insituições portuguesas. Ao todo, serão 50 instituições do país, com nomes como Coimbra, Porto, Lisboa e Católica, institutos politécnicos e universidades privadas.
Desde 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aceito pelas universidades portuguesas como forma de ingresso. Isso significa que, caso os estudantes brasileiros obtenham notas suficientes, podem tentar ingressar em instituições portuguesas sem a necessidade de prestar outros exames de admissão.
O Salão do Estudante contará ainda com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno, que fará a abertura oficial do evento alguns minutos antes da abertura da feira, por volta das 13h30.
Além das instituições de ensino superior portuguesas, o evento reunirá representantes de diversos países, incluindo Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Itália, Irlanda, Bélgica, Reino Unido, Noruega, Espanha e Malásia.
Dentre as instituições presentes, destacam-se nomes como a University College London (UCL) e a London School of Economics and Political Science, ambas do Reino Unido.
O evento também contará com a presença de grupos de universidades como Austrade (representando as universidades australianas - com 4 instituições), EduCanada (com grupo de 12 instituições), EduUSA (consulado / embaixada em Brasília também presente no stand) e Campus France (e mais cerca de 6 universidades francesas).
O evento será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 11 e 12 de março das 14h às 18h30. A entrada é gratuita.