Carreira

Redes sociais: conheça 8 dicas para transformar o seu perfil no melhor cartão de visitas

Um mapa para quem quer deixar de ser só mais um perfil corporativo no LinkedIn ou no Instagram

INSTAGRAM: no final de abril, a empresa anunciou que o número de seguidores, o principal marcador de status da rede social, teria “muito menos destaque” nos perfis dos usuários. / RossHelen/iStock (RossHelen / iStock/Reprodução)

INSTAGRAM: no final de abril, a empresa anunciou que o número de seguidores, o principal marcador de status da rede social, teria “muito menos destaque” nos perfis dos usuários. / RossHelen/iStock (RossHelen / iStock/Reprodução)

Renata Vegha
Renata Vegha

Colunista

Publicado em 22 de novembro de 2024 às 12h00.

Última atualização em 22 de novembro de 2024 às 12h01.

Tudo sobreDicas de carreira
Saiba mais

Lembra aquele cartão de visitas que você entregou em uma reunião? Aquele mesmo que provavelmente está no fundo da gaveta?  Na era digital, suas redes sociais são seu verdadeiro cartão de visitas – aquele que não fica guardado, e que está sempre sendo visto e avaliado. E, então, surge a questão: como construir uma marca pessoal nas redes sociais sólida e alinhada ao seu propósito? 

Com essas oito dicas práticas, qualquer profissional, de qualquer setor, pode se destacar nas redes sociais de forma autêntica, revelando ao mundo que sua imagem é muito mais que uma vitrine – é a representação do valor que entrega todos os dias.

  1. Converse diretamente com seu público

Entenda o público que você quer atingir. Conhecer as expectativas, os interesses e as dores de quem acompanha seu conteúdo permite que você personalize a comunicação, o que gera maior conexão. Isso pode variar de maneira significativa: um médico que deseja falar com jovens talvez precise de uma abordagem mais descontraída, enquanto um advogado especializado em mercado corporativo deve adotar um tom mais formal.

  1. Traga humanidade para as redes

Em tempos de alta competitividade, as pessoas buscam autenticidade e querem interagir com perfis que vão além do conteúdo técnico. Ser autêntico não significa compartilhar tudo sobre você, mas sim mostrar de maneira coerente os valores que sustentam sua prática.

  1. Seja claro no que você faz e como faz

Deixe claro o que você faz e qual é o seu diferencial. Isso inclui tanto o conteúdo textual do seu perfil quanto a organização visual dele. Sua presença digital é um reflexo da sua atuação profissional; então, qualquer informação ambígua ou confusa pode enfraquecer essa imagem.

  1. Construa parcerias estratégicas

O ditado “diga-me com quem andas e te direi quem és” nunca foi tão válido. Ao colaborar com pessoas e marcas que compartilham valores similares, você demonstra para o público que é um profissional de credibilidade e se associa a outros nomes confiáveis, o que gerará um efeito (positivo ou não)  na sua imagem.

  1. Invista em uma identidade visual coerente

Uma identidade visual bem construída reforça sua marca e contribui para que você seja lembrado. Muitos confundem consultoria de imagem com personal branding. A primeira foca em aspectos estéticos, como roupas e postura, enquanto o personal branding trata da estratégia completa da sua imagem pessoal e sua entrega de valor em todos os pontos de contato. A estética é, sim, importante, mas deve estar comunicar de forma antecipada os seus valores.

  1. Tenha provas sociais para construir reputação

Depoimentos, recomendações ou cases de sucesso reforçam a confiança do público no seu trabalho e mostram que você é um profissional que gera resultados reais.

  1. Coerência entre vida e profissão é essencial – “Walk the talk”

O público busca autenticidade e, cada vez mais, questiona se o profissional realmente pratica o que prega. Se você trabalha com moda, espera-se que demonstre em suas redes um apreço pela estética e pelo estilo. Um personal trainer precisa mostrar que vive o estilo de vida saudável que recomenda. Profissionais que alinham discurso e prática geram confiança; afinal, quer se consultar com um pneumologista que fuma?

  1. O posicionamento requer boas referências

Quando nos posicionamos, sempre é em relação a algo ou a alguém. Por isso, tenha boas referências que norteiem seu discurso e o que você deseja transmitir.
Tenha no seu radar conteúdos e conhecimentos que te alimentam.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraRedes sociaisAmbiente de trabalho

Mais de Carreira

Só EBITDA não basta: o que aprender com WEG e Renner a remunerar para gerar valor?

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho