Acompanhe:
seloCarreira

Rede Renner contrata 2.000 jovens por ano

Jovens recebem treinamento para cargos de gestão

Modo escuro

Continua após a publicidade

	Loja da Renner
 (Tamires Kopp/EXAME)

Loja da Renner (Tamires Kopp/EXAME)

M
Maurício Oliveira

Publicado em 26 de julho de 2013 às, 16h48.

Porto Alegre (RS) - Entre as quase 200 lojas da rede Renner espalhadas pelo território nacional, é comum encontrar gerentes com menos de 30 anos de idade. Ocupar o cargo significa liderar uma equipe que pode chegar a 100 pessoas e comandar uma unidade do negócio cujo faturamento chega a 30 milhões de reais anuais.

A responsabilidade é grande, mas a preparação não ocorre da noite para o dia. A empresa contrata cerca de 2.000 jovens por ano para cargos básicos e, a partir daí, os que mais se destacam ganham a oportunidade de crescer, passando por uma série de treinamentos. Cada loja tem em média três supervisores, selecionados entre os atendentes que mais se sobressaem.

Dos supervisores costuma sair o gerente da loja, já que a empresa dá prioridade ao recrutamento interno. "Pode parecer uma ascensão rápida para quem vê de fora, mas é um processo intenso de aprendizado e amadurecimento", diz um dos jovens recentemente contemplados com a promoção para a gerência.

Um dos atributos mais valorizados pela empresa é a sintonia com o princípio chamado internamente de "encantamento", palavra repetida como um mantra pelos colaboradores.

Trata-se da busca pela excelência no relacionamento com o público e com os próprios colegas. Além de regras específicas — como usar “por gentileza” em vez de "próximo" ao chamar os clientes na fila do caixa —, o conceito envolve sobretudo ações tomadas por iniciativa própria.

Com base nessa cultura, a Renner decidiu que não teria Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pois considera que cada funcionário tem a obrigação de resolver imediatamente os problemas dos clientes. Jovens que estejam sintonizados com esse espírito têm tudo para fazer carreira na empresa, que nasceu pequena há quase 50 anos e tornou-se a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário do país.

Ponto(s) positivo(s) Ponto(s) negativo(s)
Os Grupos de Alta Performance ajudam a preparar os jovens para ocupar cargos de gestão, colocando-os em contato com informações e estratégia, além da visão sistêmica. Muitos jovens que chegam à empresa ainda sem graduação sentem falta de um programa mais robusto de bolsa de estudos. Para os cargos mais básicos, há apenas pequenos descontos em instituições parceiras.

Últimas Notícias

Ver mais
Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?
Exame IN

Na Cemig, dividendos extraordinários à vista?

Há 4 horas

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono
Exame IN

Orizon fecha o primeiro ano no azul. Agora, vai começar a faturar com carbono

Há 6 horas

Em sua maior aquisição, GPS compra GRSA e entra forte em alimentação
Exame IN

Em sua maior aquisição, GPS compra GRSA e entra forte em alimentação

Há 7 horas

Vale (VALE3), Gol (GOLL4), Oi (OIBR3): o que movimenta as empresas na bolsa hoje
seloMercados

Vale (VALE3), Gol (GOLL4), Oi (OIBR3): o que movimenta as empresas na bolsa hoje

Há 8 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais