Recém-formado? Seja um mestre cervejeiro
Candidatos aprovados no programa de trainee industrial da AmBev vão complementar a formação no exterior durante oito meses; as contratações começam em agosto
Talita Abrantes
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.
São Paulo - Responda rápido: quando você pensa na figura de um mestre cervejeiro, o que vem à mente? Provavelmente a imagem de um homem com idade já avançada, paladar refinado, meticuloso - o próprio conhecedor dos ingredientes e fermentação do líquido que agita os bares de sexta-feira à noite.
Certo? Quase: Apesar de ser maioria nas cervejarias do país, o perfil dessa profissão começa a mudar pouco a pouco. A AmBev (Companhia de Bebidas das Américas) está selecionando jovens recém-formados para seu programa de Trainee Industrial. Os aprovados poderão seguir carreira no cargo de mestre cervejeiro, com um salário de 3.700 reais, além dos benefícios.
As vagas do treinamento também são destinadas aos formados em engenharia industrial. Para participar, os candidatos devem ter se formado desde o segundo semestre de 2008 ou estar cursando o último ano dos cursos de engenharia, química, farmácia, agronomia e biologia. Não há limites de vagas.
O treinamento terá duração de 18 meses. Nesse período, os trainees conhecerão todas as áreas da companhia e receberão orientação para trabalhar nas áreas de engenharia industrial ou mestre cervejeiro.
No fim dos primeiros dez meses na empresa, os candidatos que se destacarem na área de cervejaria serão enviados aos Estados Unidos ou Alemanha para complementarem a formação com cursos específicos. Os trainees de engenharia industrial serão alocados para projetos assistidos no Brasil.
<hr> <p class="pagina">As inscrições terminam no próximo dia 20 de junho e devem ser feitas pelo site <a href="http://www.traineeindustrialambev.com.br/">www.traineeindustrialambev.com.b</a>r. Após esse período, os candidatos passarão por testes online de português, matemática, inglês, raciocínio lógico e conhecimentos gerais. Os aprovados seguirão para a etapa de dinâmicas de grupo e entrevistas com os profissionais de recursos humanos da AmBev.<br> <br> Na fase seguinte, os candidatos terão que desenvolver um case de negócios. Em seguida, farão provas presenciais de inglês e raciocínio lógico e entrevistas finais com o presidente e diretores da companhia.<br> <br> <strong>AmBev</strong><br> Essa é a primeira vez que a empresa abre um programa de trainee específico para as áreas de engenharia industrial e mestre cervejeiro. Até agora, os candidatos às carreiras industriais participavam do mesmo processo de seleção e treinamento dos trainees de outros setores da empresa.<br> <br> A gerente de processos de cerveja da unidade de Curitiba da AmBev, Bianca Franzini, é exemplo disso. A cervejeira ingressou na companhia em 2007, quando participou do programa de trainee. Um ano depois foi enviada à Califórnia, nos Estados Unidos, para completar um curso de especialização na área. No início deste ano, assumiu a gerência do setor na unidade.<br> <br> A história de Bianca é exemplo de uma nova tendência para a carreira de mestre cervejeiro. Até pouco tempo, a tradição das empresas era contratar profissionais com mais experiência para a meticulosa tarefa de acompanhar e planejar todos os detalhes do processo de produção da bebida.<br> <br>"Acreditamos que é mais importante que o profissional tenha o perfil da empresa para que possamos ensiná-lo do que contratar uma pessoa com experiência, mas que precise se adaptar", afirma Rodrigo Pacca, especialista Corporativo de Recrutamento e Seleção da AmBev.<br> <br> Para isso, a empresa está recrutando profissionais com formação em áreas como engenharia, farmácia e até biologia para o programa de treinamento. "O conhecimento básico oferecido por esses cursos vai facilitar a atuação como mestre cervejeiro", afirma Bianca, que é formada em engenharia de alimentos.</p>